TRE-SP recomenda que eleitores consultem com antecedência seu local de votação

Na região, 18 seções eleitorais, 16 em Sumaré e duas em Nova Odessa, foram realocadas temporariamente por motivo de reforma em escolas

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) recomenda que os eleitores consultem com antecedência seu local de votação, para evitar contratempos no dia da eleição. O local e a seção eleitoral podem ter sido alterados em razão de eventuais adequações promovidas pelos cartórios eleitorais.

Na região, 16 seções da Escola Estadual Alice Antenor de Souza (Rua das Crianças, 179, Parque Rosa e Silva), que passa por reforma, foram alocadas na provisoriamente na Escola Estadual Residencial Bordon (Rua Deolindo Basso, Jardim Picerno 1). De acordo com a chefe do cartório da zona 230, Valéria Atanes da Silva, essas 16 seções possuem 6.221 eleitores aptos a votarem no dia 2 de outubro.

Em Nova Odessa, segundo o chefe do cartório eleitoral da Zona 292, Haroldo Felix Rodrigues, 626 eleitores das seções 128 e 136, que ficam na Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) Professora Theresinha Antonia Malaguetta Merenda (Rua Joaquim Sanches, 480 - Jardim Bela Vista), que também passa por reforma, vão votar na Escola Estadual Profª Dorti Zambello Calil (Av. Dr. Ernesto Sprogis, 1261, Bela Vista). Além das mudanças realizadas de forma temporária pelos cartórios, os eleitores que fizeram a biometria podem ter sido transferidos para outras seções. Essa informação consta no título eleitoral.

Para consultar os locais de votação, as informações podem ser obtidas nos seguintes canais: site do TRE-SP: na aba “Local de Votação - Consulta” (é possível verificar a informação digitando nome, número do título eleitoral ou CPF); aplicativo e-Título (versão digital do título de eleitor que pode ser baixado no celular dispõe de recurso de geolocalização, que guia a usuária ou o usuário até sua seção eleitoral); Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp (chatbot com respostas às perguntas mais recebidas pela Justiça Eleitoral, entre elas a informação do local de votação); telefone 148 (Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-SP, com custo de ligação local para todo o Estado).

As informações obtidas na consulta já estão atualizadas com as alterações de eleitoras e eleitores que solicitaram o voto em trânsito ou a transferência temporária e votarão, portanto, fora de seu domicílio eleitoral.

Propaganda eleitoral no rádio e TV termina nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (29), três dias antes do primeiro turno, será o último dia para a realização de comícios, debate no rádio e na televisão e da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informa, no entanto, no caso dos comícios de encerramento de campanha agendados para quinta-feira, o evento poderá ser prorrogado por mais duas horas, até as 2h da madrugada de sexta-feira (30).

Nesta quinta-feira também termina o prazo para os tribunais regionais eleitorais divulgarem, na internet, os pontos de transmissão de dados que funcionarão em locais distintos do local de funcionamento da junta eleitoral. Também é a partir de hoje que começa o prazo para o juízo eleitoral ou o presidente da mesa receptora expedir salvo-conduto em favor de eleitora ou eleitor que venha a sofrer violência moral ou física em sua liberdade de votar.

Título de eleitor pode ser impresso online

A eleitora ou o eleitor que perdeu seu título eleitoral pode imprimi-lo por meio dos sites do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais). Pelo site do TRE-SP é só clicar na opção Atendimento Online disponível no canto superior direito da página e escolher “imprimir o título de eleitor”.

Outra opção é baixar o aplicativo e-título para acessar a sua versão digital. Outra opção é baixar o aplicativo e-Título para acessar a sua versão digital. Ele está disponível nas lojas Apple Store e Google Store até a véspera da eleição, dia 1° de outubro. As informações obtidas na consulta já estão atualizadas com as alterações de eleitoras e eleitores que solicitaram o voto em trânsito ou a transferência temporária e votarão, portanto, fora de seu domicílio eleitoral. Também estão informações de alteração de local de votação caso tenha ocorrido algum imprevisto no local original.

Vale lembrar que não é necessário apresentar o título para votar, mas é importante que a pessoa tenha em mãos o número da sua seção eleitoral, informação que consta no título. Para votar, é obrigatório apenas a apresentação de um documento oficial com foto. 

Deixe um comentário