Política
Suspeito de homicídio, vereador Sirineu Araújo é afastado da Câmara por 60 dias

Suspeito de homicídio, vereador Sirineu Araújo é afastado da Câmara por 60 dias

Parlamentares aprovaram pedido de licença feito pelo vereador, que alegou necessidade de “tratar de interesses particulares”; plenário rejeitou pedido de cassação

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Em uma sessão com mais de cinco horas de atraso para seu início, os vereadores de Sumaré aprovaram na noite desta terça-feira (05) o afastamento por 60 dias do vereador Sirineu Araújo (PL), investigado por homicídio. 

Os parlamentares rejeitaram na sequência o recebimento de um pedido de cassação do mandato de Sirineu apresentado por um morador. Na justificativa do pedido de afastamento, Sirineu alegou necessidade de “tratar de interesses particulares”, segundo a assessoria de imprensa da Câmara informou.

Segundo fontes consultadas pela reportagem, o clima no Legislativo estava agitado no período da tarde, inclusive com a presença de seguranças do vereador e guardas civis municipais. O pedido de afastamento de Sirineu foi discutido entre parlamentares durante a tarde, antes da sessão.

O afastamento de Sirineu foi colocado em votação pelo presidente da Casa, vereador Helio Silva (Cidadania) no início da sessão e aprovado por unanimidade, sem discussão. Em seguida, os vereadores rejeitaram pedido para cassar o mandato de Sirineu apresentado por Irildo de Campos. Com a rejeição do recebimento do pedido de cassação, o documento é automaticamente arquivado e não tramita na Casa.

“A Câmara Municipal de Sumaré aprovou o pedido de afastamento solicitado pelo vereador Sirineu Araújo (PL). O pedido de licença para tratar de interesses particulares, pelo período de 60 dias, foi aprovado por unanimidade durante sessão ordinária ocorrida na noite desta terça-feira (5). Conforme o Regimento Interno da Câmara, durante a licença para tratar de interesses particulares, o parlamentar não faz jus a remuneração”, disse o Legislativo, por meio de nota oficial.

Na semana passada, Sirineu Araújo não compareceu à sessão ordinária. O gabinete do parlamentar também estava fechado no horário da sessão. Sirineu é suspeito de homicídio e investigado pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana pela morte de Rafael Emídio da Silva, de 39 anos, ocorrida há cerca de 17 dias.

O parlamentar teve outdoors com sua imagem fazendo referência à campanha “Agosto Lilás” pichados com os dizeres de “assassino” e “cadeia” pela cidade. A defesa do vereador não comentou as pichações.

As peças publicitárias do parlamentar foram flagradas pichadas nas proximidades da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Macarenko, entre as ruas Ângelo Ongaro e Ernesto Barijan, e próximo à Rodoviária Municipal, na região central de Sumaré.

Deixe um comentário