Política
Secretário estadual de Desenvolvimento, Jorge Lima, esteve em Nova Odessa

Secretário estadual acena para setor têxtil regional

Da Redação | Tribuna Liberal

O vice-prefeito e empresário Alessandro Miranda, o Mineirinho (PSD), participou na manhã desta quarta-feira (24), no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa, do encontro de empresários e lideranças do setor produtivo regional com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima. Durante o encontro, que contou com mais de 250 convidados, o secretário de Estado confirmou a criação de um grupo de trabalho para debater a situação do APL (Arranjo Produtivo Local) do Setor Têxtil da região, principalmente quanto à equalização das condições do setor de competir com produtos importados.

Além de cerca de 200 empresários da região, participaram da reunião os prefeitos de Americana, Chico Sardelli, de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, e de Sumaré, Luiz Alfredo Dalben, o deputado estadual Dirceu Dalben e o secretário de Desenvolvimento de Nova Odessa, Rafael Brocchi.

Acompanharam também a palestra de Jorge Lima o anfitrião e pesquisador Harry Lorenzi, do Plantarum, os vereadores Wagner Morais (presidente da Câmara de Nova Odessa) e Marcia Rebeschini, secretários municipais de outras cidades e diretores e representantes de diversas entidades de classe, como Associações Comerciais, Ciesp e Sinditec.

 “Em nome do prefeito Leitinho quero dar as boas-vindas a todos vocês, especialmente ao secretário Jorge Lima, a quem peço que leve um abraço de Nova Odessa ao nosso governador Tarcísio de Freitas. Quero agradecer ao Plantarum por nos receber aqui – o Plantarum é um dos orgulhos de Nova Odessa. Nossa cidade vem se desenvolvendo bastante na nossa gestão, se destacando em diversas áreas, inclusive no crescimento econômico, com quase 3 mil novos empregos gerados em três anos. Isso tudo graças também ao nosso secretário Brocchi. E seguimos de portas abertas a quem quer investir e criar empregos aqui”, discursou Mineirinho aos presentes.

“Estamos trabalhando pela reindustrialização do Estado de São Paulo. Primeiro pela Logística: nenhum outro Estado tem as condições de Logística que temos. Temos toda a capacidade para receber novos investimentos, e o Governo do Estado está fomentando essa atração de novos empreendimentos através dessas coligações empresariais – como a da região de Americana. Temos que pulverizar esse desenvolvimento pelo interior do Estado, identificando as vocações de cada macrorregião, microrregião e de cada cidade paulista”, afirmou Jorge Lima.

Entre outros pontos, o secretário defendeu a vocação do Estado de São Paulo para ter uma matriz energética cada vez mais “limpa” (ambientalmente sustentável) graças à produção de etanol (álcool), combustível que já “nasce” com carbono compensado pelo plantio da cana-de-açúcar.

“Nossa matriz energética passa pelo etanol e pelo hidrogênio gerado a partir do etanol. Ninguém domina a produção de etanol como São Paulo, esse será nosso carro-chefe (em energia sustentável). Além do biogás e do biometano”, acrescentou Jorge Lima, que destacou outros potenciais do Estado, como o turismo regional e a produção rural em áreas como cana, café e laranja.

Deixe um comentário