Política
Prefeitura afirma que é ‘maior interessada’ na inauguração do Poupatempo de Nova Odessa

Secretário convida vereadores de Nova Odessa para visitar a sede da Prodesp

Objetivo é averiguar problemas enfrentados pela empresa com contratos de infraestrutura para novas unidades do Poupatempo e explicar ‘detalhes’ à população

Paulo Medina | Tribuna Liberal

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Odessa, Rafael Brocchi, convidou todos os vereadores da cidade para uma visita à sede da Prodesp, na próxima semana, a fim de verificar novamente os problemas eventualmente enfrentados pela Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo com seus contratos de infraestrutura para as novas unidades do Poupatempo. A visita, segundo o Executivo, tornará possível explicar com mais detalhes para a população “os fatos verdadeiros” a respeito do funcionamento do órgão no município.

Conforme o Tribuna Liberal mostrou recentemente, previsto para inaugurar em julho, o Poupatempo de Nova Odessa não foi entregue até o momento devido a irregularidades detectadas na gestão do ex-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), no que se refere aos trâmites burocráticos da unidade. Uma auditoria foi realizada pela equipe do atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael Brocchi. Uma nova licitação teve de ser feita.

O convênio com o Estado de São Paulo para instalação de uma unidade do Poupatempo em Nova Odessa foi assinado pelo prefeito Cláudio José Schooder (PSD), em setembro de 2022. Em seguida, o município teve de buscar um local para a instalação do serviço de utilidade pública.

“Uma vez identificado e aprovado pela Prodesp, o prédio passou por obras de adequação (também apontadas por arquitetos da Prodesp), ficando pronto no final do primeiro semestre de 2023. Nesse ínterim, houve a eleição de um novo governador, Tarcísio de Freitas. Em março de 2023, não só Nova Odessa como Cosmópolis e outros municípios do Estado foram informados de que a equipe técnica do novo governador havia encontrado possíveis irregularidades no contrato anterior da Prodesp para instalação de cabeamento e infraestrutura logística nas novas unidades do Poupatempo”, explicou a Prefeitura, em nota.

NOVA LICITAÇÃO

Segundo informações da Prodesp passadas à Secretaria de Desenvolvimento, as unidades que ainda não tinham recebido suas “redes” teriam então que aguardar uma nova licitação, para retomada da montagem final e posterior inauguração destes Poupatempos, como o de Nova Odessa.

“Quando visitaram a Secretaria de Desenvolvimento recentemente, os nobres vereadores foram convidados pelo secretário Rafael Brocchi para conhecerem o espaço (que está praticamente pronto), declinando o convite. Mesmo assim, receberam todas estas informações, para eventual mediação junto ao Governo do Estado no sentido de agilizar a inauguração do Poupatempo em Nova Odessa. Note-se que os vereadores foram até Tambaú, cujo prefeito é do PSDB, onde o Poupatempo foi inaugurado no início de janeiro – ou seja, antes da paralisação do contrato de instalação de redes lógicas pelo novo Governo”, explicou a Prefeitura.

Na semana passada, os vereadores Elvis Pelé e Levi Tosta visitaram a unidade do Poupatempo de Tambaú. “Vale salientar que Tambaú já estava com todas as instalações prontas em dezembro de 2022 e só foi possível a abertura do Poupatempo lá porque a equipe técnica do Tarcísio ainda não teria tido as informações completas sobre todo processo licitatório ocorrido ainda no governo do Rodrigo Garcia, para compra dos itens, o que só aconteceu em março de 2023 e que fez interromper uma das instalações mais importantes de todo o processo de abertura do posto de Nova Odessa, Cosmópolis e outras cidades”, lembrou Brocchi.


Deixe um comentário