Política
Virginelli é pré-candidato a prefeito de Sumaré e propõe avanços em diferentes áreas para cidade

Rafael Virginelli quer aliar conhecimento, experiência e modernização de serviços públicos

Atual secretário municipal de Saúde é pré-candidato a prefeito de Sumaré e elenca prioridades para a cidade

Da Redação | Tribuna Liberal

A atuação à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré durante os últimos anos, moldou a experiência e visão do atual secretário Rafael Virginelli, que agora se coloca como pré-candidato à Prefeitura Municipal.

Ao longo da gestão do Sistema Único de Saúde em Sumaré, o secretário municipal enfrentou desafios. Com a pandemia de Covid-19 como pano de fundo, a Rede Municipal de Saúde de Sumaré destacou-se pela capacidade de atendimento humanizado e pela qualificação técnica de servidores. Agora, como pré-candidato à Prefeitura, o secretário compartilha suas perspectivas sobre o papel da política na melhoria da vida dos moradores e suas visões para o futuro de Sumaré. Nesta entrevista, Virginelli destaca as prioridades para um possível mandato.

Tribuna Liberal: Ao longo destes quatro anos à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré, como o senhor avalia este período na gestão do Sistema Único de Saúde durante a pandemia?

Rafael Virginelli: O SUS é talvez a única política pública de Estado no Brasil, mudam os governos e ele permanece desde 1990 sendo um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo todo. Então assumi a pasta em 2019 ciente da responsabilidade que tinha pela frente, só não esperávamos passar pela maior crise de saúde dos últimos séculos devido ao Covid-19. E no momento de maior dificuldade a Rede Municipal de Saúde de Sumaré demonstrou a capacidade de atendimento humanizado e qualificação técnica dos servidores, que foram verdadeiros heróis em um momento tão difícil. Também é importante ressaltar a importância do grupo de governo, com o respaldo que o prefeito Luiz Dalben deu para a saúde do município ampliando toda a rede, e o apoio do deputado Dirceu Dalben nas instâncias estaduais, fazendo com que Sumaré superasse a pandemia ainda mais forte e estruturada.

O senhor se coloca como pré-candidato à Prefeitura Municipal de Sumaré, o que poderia agregar ao município?

Desde muito cedo, aos 14 anos de idade, iniciei na militância em torno da política com o objetivo de melhorar a situação da população à minha volta. A política tem que ser voltada ao povo e suas necessidades, isso ficou ainda mais claro pra mim após todos esses anos à frente da Secretaria Municipal de Saúde. Espero poder agregar ao crescimento da cidade onde vivi minha vida toda, com a experiência de quem conhece cada uma das suas regiões e bairros, aliando o desenvolvimento econômico e geração de emprego com a modernização de serviços públicos que acompanhem a evolução de Sumaré, buscando pelo atendimento humanizado à população. É Sumaré seguindo o caminho do desenvolvimento, como vem ocorrendo nos últimos anos.

Como o senhor enxerga a cidade de Sumaré atualmente?

O passado de Sumaré nos faz entender seu presente e os rumos necessários para o futuro, uma cidade que possui grandes desafios com regiões afastadas uma das outras e sendo cruzada por grandes corredores viários, como a Rodovia Anhanguera e Bandeirantes. Porém, o município avançou muito nos últimos anos, seja na questão viária com o Programa de Recape Contínuo, viadutos e novos acessos em construção, ou até mesmo na educação e na saúde com a ampliação de escolas e unidades. Foi-se o tempo que nossa cidade era vista como o patinho feio da Região Metropolitana de Campinas, assumindo um papel de destaque e de representatividade nas decisões metropolitanas.

Quais seriam as prioridades do senhor em um eventual governo à frente do município?

A integração das diferentes regiões de Sumaré e a descentralização de serviços seriam duas prioridades a serem encaradas. Ou seja, facilitar a mobilidade dos munícipes entre o Centro e Nova Veneza, entre o Matão e Área Cura, entre todos os grupamentos de bairros. Mas em conjunto a isso, é importante descentralizar serviços para garantir à população o atendimento às suas necessidades o mais próximo possível de sua residência. Ações coordenadas neste sentido aumentam a qualidade de vida da população e trazem desenvolvimento social e econômico de forma integrada, seja no âmbito da saúde, educação, habitação e serviços públicos em geral.

Qual sua visão sobre o futuro da cidade de Sumaré?

Na gestão do prefeito Luiz Dalben foi comprovado que através de trabalho sério e comprometido com o bem da população é possível avançar muito no desenvolvimento de Sumaré. Diferente da maioria das cidades da nossa região, nosso município tem espaço para crescer e nosso povo tem vocação para isso. Com a cidade no caminho certo do desenvolvimento, espero que o trabalho tenha continuidade para solidificar a qualidade de vida da nossa população, sempre com muito amor ao próximo e Deus em primeiro lugar.

QUEM É RAFAEL VIRGINELLI

Rafael Virginelli, cidadão sumareense de 41 anos, é um cristão apaixonado por sua família. Casado com Daiane, sua companheira de vida, Rafael é pai de Tito, de 6 anos, e Noah, de 2 anos. Filho de Dona Edna e Romeu, conhecido como “Titiu”, Rafael foi ensinado desde cedo a ter garra e determinação para enfrentar desafios e correr atrás de seus sonhos. Ele tem duas irmãs, Maristely e Ariana, que o presentearam com os sobrinhos Davi e Cauã.

Rafael, nascido de pais paranaenses, sempre foi inspirado pela simplicidade de sua família, que nunca foi empecilho para que lutassem pela educação de seus filhos. Desde a infância, Rafael tinha o desejo de empreender, e aos 12 anos, já buscava oportunidades de trabalho. Seu primeiro empreendimento foi a venda de jabuticabas colhidas do pé de seu avô, uma experiência que marcou sua primeira conquista profissional.

Ao longo dos anos, Rafael trabalhou em diversas ocupações, desde vendedor de sorvetes até atuar em uma borracharia, uma padaria e, mais tarde, no hortifruti de um supermercado. Todos esses empregos foram lições que o prepararam para desafios mais significativos.

A paixão de Rafael pela área da saúde começou quando trabalhou em uma farmácia ao lado de seu cunhado Cleiton Toneze. Nesse ambiente, descobriu sua vocação em cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas. Em 2006, formou-se em Fisioterapia pela faculdade Hermínio Ometto, em Araras.

Depois de alguns anos empreendendo no ramo de resíduos sólidos e cosméticos, Rafael retornou ao setor de saúde, trabalhando na Farmácia Virginelli no Jardim Denadai. Nesse período, ampliou seus conhecimentos, conheceu novas pessoas e redescobriu a satisfação de ajudar o próximo no balcão de uma farmácia.

Atualmente, à frente da Secretaria de Saúde de Sumaré, Rafael realiza diariamente o que mais ama: cuidar da saúde, ouvir as pessoas, acolher e buscar proporcionar bem-estar, alívio para a dor e sorrisos em meio às dificuldades. Ele se considera completo pessoalmente pela família e profissionalmente por ter a oportunidade diária de trazer alívio para aqueles que precisam.

Deixe um comentário