Política
Prefeito Zezé Gomes lançou oficialmente o Programa Cuidar, em Hortolândia

Programa Cuidar é lançado em Hortolândia e cerca de 100 kits maternidade são entregues

Ação visa desenvolver um atendimento multidisciplinar à saúde da gestante hortolandense e a entrega de kit maternidade

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes (PL), acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos, lançou oficialmente nesta quarta-feira (26), o Programa Cuidar, ação multidisciplinar que visa garantir uma série de benefícios para a gestante hortolandense. Durante o lançamento, a Prefeitura de Hortolândia realizou também a entrega de 100 kits maternidade.

De acordo com o prefeito hortolandense, o programa terá a participação de servidores municipais ligados ao Fundo Social de Solidariedade e das Secretarias Municipais de Inclusão e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico.

 “Cada secretaria terá um objetivo em específico, mas todos os trabalhos visam o bem estar da mãezinha e do bebê. Nosso governo tem por objetivo cuidar de pessoas, desde a gestação ao nascimento, da criança ao adolescente e do adulto ao idoso. Todas essas etapas da vida merecem ser acompanhadas e, por meio do programa Cuidar, faremos esse trabalho junto as gestantes e bebês”, destacou o prefeito Zezé Gomes.

O programa Cuidar foi idealizado pela presidente do Fundo Social. Ela afirmou que as demais secretarias compraram a ideia e, que agora, é hora de colocar a mão na massa e atender com carinho todas as gestantes que procuram atendimentos na rede pública de saúde. “Esse programa conta com a participação de muitas mãos e cada secretaria terá uma missão importante. O Fundo Social fará a identificação das gestantes, sendo um agente facilitador na interlocução entre as diversas secretarias participantes do programa. A partir dessa identificação, a gestante passa a contar com uma série de benefícios, garantindo uma assistência plena”, explicou Maria dos Anjos.

A partir da identificação da gestante, a Secretaria Municipal da Saúde passa a ser responsável pelo acompanhamento pré-natal e odontológico ao longo da gestação. A Saúde também realizará orientações sobre a saúde materna, preconizando o parto humanizado como sendo a melhor alternativa para a mamãe e para o bebê. Já a Secretária de Inclusão, fará a identificação das gestantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social e encaminhamento para programas e benefícios. 

A Secretária de Educação terá o papel de garantir vaga para o bebê na creche, além de viabilizar a continuidade na formação educacional da gestante. Por fim, a secretaria de Desenvolvimento Econômico será responsável pelo acompanhamento das futuras mamães que por ventura estejam desempregadas, para encaminhamento futuro ao mercado de trabalho. Durante o lançamento, representantes das secretarias estiveram presentes e explicaram a metodologia do trabalho a ser aplicada.

KIT MATERNIDADE

No lançamento do programa Cuidar, cerca de 100 gestantes, que já estão sendo atendidas pela Prefeitura de Hortolândia, estiveram presentes no salão social do Centro de Convivência da Melhor Idade, do Loteamento Remanso Campineiro. Além de acompanhar os esclarecimentos, cada uma das gestantes receberam um kit maternidade.

O kit é composto por dois macacões, em suedine, 100% algodão, com pernas e mangas longas; Dois bodies de manga longa, em suedine liso, 100% algodão, com abertura na parte inferior; Duas calças compridas, em suedine liso, 100% algodão, com elástico na cintura e punho; Um pacote com três pares de meias para o bebê; Um pacote com três pares de luvas para o bebê; Um conjunto de enxoval, confeccionado em tricô, com touca, macacão com colarinho tipo punho e manta; Uma toalha de banho para o bebê, com capuz e forro em fralda; Um cobertor infantil, 100% algodão; Um pacote de fraldas de tecido com três unidades, 100% algodão; Dois pacotes de fraldas descartáveis com 20 unidades cada, tamanho P infantil; Um pacote de toalhas umedecidas infantis com 120 unidades; Um creme para prevenção de assaduras; Um frasco de sabonete líquido; Um termômetro digital com alarme sonoro; Uma banheira plástica com apoio para as costas. Uma mamadeira; Uma mochila maternidade, em nylon, com porta-mamadeiras.

Deixe um comentário