Política
Com demolição de imóveis, viaduto sobre via férrea começa a se tornar realidade

Prefeitura de Hortolândia inicia demolição de imóveis para construção de viaduto

No total, seis imóveis comerciais foram desapropriados para as obras; três foram demolidos nesta terça (30), e outros devem passar pelo processo na próxima semana

Paulo Medina | Tribuna Liberal  

A Prefeitura de Hortolândia iniciou nesta terça-feira (30) a demolição de imóveis comerciais na região da Vila Real para a construção de viaduto sobre a linha férrea no cruzamento das avenidas São Francisco de Assis e Santana. A obra do viaduto será executada pela concessionária Rumo. A Secretaria de Serviços Urbanos é responsável pela demolição, enquanto a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social acompanha a ação devido à possibilidade de pessoas em situação de rua ocuparem esses imóveis.

Os imóveis comerciais que estão sendo demolidos já passaram pela fase de desapropriação, e não havia nenhuma família ocupando esses locais. A iniciativa visa abrir espaço para a futura construção do viaduto, um projeto estratégico para a mobilidade urbana na região. A Prefeitura esclarece que a demolição é uma etapa prévia necessária para viabilizar a execução da obra pela Rumo, concessionária responsável. O objetivo do viaduto é melhorar o fluxo de veículos e a conectividade na região, proporcionando benefícios para a comunidade local.

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social afirmou estar atenta à presença de pessoas em situação de rua que eventualmente se abrigam nesses imóveis. Até o momento, não foi identificada nenhuma pessoa nessas condições no local. Caso haja identificação de pessoas em situação de rua durante o processo de demolição, a Secretaria garantirá o encaminhamento adequado para abrigo, assegurando o suporte necessário, segundo a pasta. A ação, de acordo com a Prefeitura, está alinhada com as políticas públicas municipais e visa promover o desenvolvimento urbano de forma ordenada e sustentável.

“Os imóveis comerciais que estão sendo demolidos já passaram pela fase de desapropriação e não havia nenhuma família ocupando estes imóveis. A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social acompanha a ação, uma vez que há registro de pessoas em situação de rua que eventualmente se abrigam nestes imóveis”, explicou.

“Não foi identificada nenhuma pessoa em situação de rua no local. Caso alguma pessoa seja identificada nesta condição, ela será encaminhada para abrigo”, completou a nota da Prefeitura.

Ano passado, o viaduto sobre a via férrea na região da Vila Real começou a se tornar realidade. Isso porque a Prefeitura de Hortolândia aprovou o projeto executivo elaborado pela concessionária Rumo, que será responsável pela construção. O projeto foi avaliado e aprovado pelas Secretarias de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, de Obras e de Mobilidade Urbana.

Com o projeto aprovado pela Prefeitura, cabe agora a Rumo iniciar a obra de construção do viaduto. De acordo com a concessionária, a previsão é que a obra demore 15 meses. O viaduto fará a ligação entre as avenidas São Francisco de Assis e Santana, na região da Vila Real. De acordo com dados da Secretaria de Mobilidade Urbana, no local passam, por dia, em torno de 24.000 veículos. O viaduto será importante também para evitar acidentes no local.

Deputado Dalben acompanha etapa prévia da construção

O mandato do deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania), coordenador da Frente Parlamentar pela Malha Ferroviária, na Alesp (Assembleia Legislativo do Estado de São Paulo), acompanhou nesta quarta-feira (31) a etapa prévia da obra de construção do viaduto sobre a linha férrea na região da Vila Real, em Hortolândia (ligando a avenida São Francisco de Assis e a Santana).

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, iniciou a limpeza no entorno da área, que, posteriormente, receberá a construção do viaduto. “Estamos acompanhando de perto todas as etapas para a construção deste novo dispositivo de mobilidade, que é tão aguardado pela população. O viaduto vai solucionar um problema que, diariamente, aflige as pessoas que precisam usar as passagens em nível de carro, moto, bicicleta ou pé, seja para ir e voltar do trabalho, para chegar até a escola do filho ou ter um momento de lazer em família”, reforçou o deputado Dalben.

Dalben tem acompanhado de perto todas as etapas para construção do novo viaduto

A construção do viaduto faz parte do “pacote” de investimentos proposto pela Rumo, como forma de pagamento da outorga na renovação antecipada do contrato de concessão da malha viária. Dalben acompanhou de perto as tratativas para a renovação do contrato de concessão, participando de reuniões, audiências públicas e visitas técnicas.

Com o apoio e intervenção do deputado, além de Hortolândia, estão previstas intervenções em outros 39 municípios, somando mais de R$ 1 bilhão de investimentos, para minimizar conflitos entre a ferrovia e as cidades. Em outubro do ano passado, Dalben esteve presente na inauguração do pontilhão sobre a linha férrea na rua Rio de Janeiro. Outras obras já estão em andamento nas cidades de Votuporanga e Sumaré.

FRENTE PARLAMENTAR

Para acompanhar a execução dessas obras e outras já anunciadas, discutir e propor ações para um melhor aproveitamento da Malha Ferroviária Paulista, o deputado criou na Alesp a Frente Parlamentar do Setor Ferroviário.

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