Política
Município já realizou plantio de mais de 62 mil árvores e a meta agora é chegar a 100 mil unidades

Prefeito Zezé participa de Fórum Mundial sobre arborização nos EUA

Além de estar na lista das 100 cidades mais inteligentes do Brasil, órgão ligado a ONU reconheceu Hortolândia com o certificado de Cidade Árvore do Mundo

Da Redação | Tribuna Liberal

O prefeito Zezé Gomes (Republicanos) embarcou na noite deste sábado (14), para Washington, capital dos EUA (Estados Unidos), onde participará do Fórum Mundial sobre Florestas Urbanas e do Fórum das Cidades. O convite foi realizado por meio do reconhecimento ao trabalho ambiental desenvolvido pela Prefeitura de Hortolândia.

De acordo com o prefeito hortolandense, o conjunto de ações municipais realizadas nos últimos 10 anos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, coloca a cidade entre 168 municípios de 21 países com mais políticas públicas de arborização e desenvolvimento sustentável. “O reconhecimento da Arbor Day Foundation (Fundação Dia da Árvore) se deu por conta do trabalho realizado na última década em nosso município. A Arbor Day Foundation, organização norte-americana sem fins lucrativos, dedicada ao plantio de árvores em bairros, comunidades, municípios e florestas de todo o mundo. A entidade conta com mais de um milhão de membros e já plantou aproximadamente 350 milhões de árvores. A ONU (Organização das Nações Unidas) também reconhece o trabalho desenvolvido em benefício do meio ambiente”, explicou Zezé Gomes.

Até chegar ao reconhecimento de Cidade Árvore do Mundo, Hortolândia precisou demonstrar seu compromisso e atender requisitos como estabelecimento da responsabilidade pelo cuidado das árvores, definir regras e alocar recursos para o manejo florestal, além de manter um inventário atualizado e realizar uma celebração anual das árvores para educar os moradores.

No site https://treecitiesoftheworld.org/ estão disponíveis todas as categorias e as cidades contempladas, entre elas, Hortolândia. No Brasil, além de Hortolândia, foram reconhecidas as cidades de Araucária (PR), Campo Grande (MS), Cianorte (PR), Cordeirópolis (SP), Fortaleza (CE), Guarujá (SP), Ivaiporã (PR), João Pessoa (PB), Marialva (PR), Maringá (PR), Monte Alto (SP), Niterói (RJ), Paranaguá (PR), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Carlos (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP). “O conjunto de ações da Prefeitura, preparando a cidade para os próximos 30 anos, pensando nas futuras gerações, hoje, já traz a cidade a este patamar. Hortolândia possui infraestrutura, legislação e políticas ambientais para conseguirmos evoluir sem esquecer de nossos preciosos recursos naturais. Continuaremos a investir e pensar nas questões ambientais para, cada vez mais, alcançarmos as primeiras posições em relação ao meio ambiente na cidade”, completou Zezé Gomes.

Em relação ao plantio de árvores, nos últimos 6 anos e 9 meses, a Prefeitura realizou o plantio de mais de 62 mil árvores e a meta inicial era chegar a 80 mil até o fim de 2024, mas que deve ser revista pelo Chefe do Executivo hortolandense. “Faltam menos de 18 mil árvores para que possamos atingir a meta inicial de 80 mil árvores. Já estou conversando com a secretária de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, para que possamos ampliar esses números de forma audaciosa e, quem sabe, chegar a marca de 100 mil árvores plantadas, o que seria excelente para o município, ampliando ainda mais a vegetação urbana”, comentou.

A Administração Zezé Gomes também trabalha, em conjunto com a iniciativa privada, por meio das compensações ambientais por conta de novas construções. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no Superviário, por exemplo, inaugurado no primeiro semestre deste ano, foram plantadas mais de 9 mil mudas de árvores de 95 espécies diferentes. Toda compensação ambiental dos plantios é de acordo com a necessidade do terreno e a espécie correta para o local.

“Além disso, o plantio de mudas adequadas para áreas urbanas, pode ser solicitado pelos moradores de maneira online. No site da Prefeitura ou no aplicativo Agenda Verde, é possível requerer este plantio, gratuitamente. Também está disponível o Guia de Arborização Urbana para a população. O objetivo é orientar sobre quais espécies são adequadas para o plantio e como ele deve ser realizado para que a árvore cresça de maneira saudável e segura com raízes fortificadas no solo. Também realizamos controle de leucenas (espécies invasoras), podas regulares de galhos, com solicitação online e grátis. O Viveiro Municipal, exemplo na região, garante ao morador hortolandense mudas de árvores para plantio. Tudo o que está acontecendo agora, ficará nítido e visível nos próximos anos”, explica a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento.

Políticas ambientais

A política pública de arborização urbana faz parte da ideia da construção da Cidade Inteligente e Sustentável, com diversos programas em desenvolvimento pela Prefeitura. Entre as ações, além dos cuidados especiais com as árvores, também está a recuperação das nascentes, o fortalecimento do saneamento básico, o novo conceito de zeladoria com varrição mecanizada e instalação de contêineres aplicado no Jardim Amanda, além do monitoramento em geral realizado, diariamente, para cuidar da limpeza e de tudo ligado ao meio ambiente na cidade.

 

Deixe um comentário