Política
Zezé destacou a qualidade da obra e a ampliação do espaço, que oferecerá mais conforto e privacidade

Prefeito Zezé Gomes vistoria novas instalações do CRAM de Hortolândia

Novo espaço foi ampliado e totalmente reformado; reinauguração acontece na próxima sexta-feira (26), com a presença da ministra das Mulheres do governo Lula, Aparecida Gonçalves

Da Redação | Tribuna Liberal

O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes (Republicanos), vistoriou nesta terça-feira (23) as novas instalações do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher), espaço que foi ampliado e totalmente reformado. A solenidade de reinauguração acontece na próxima sexta-feira (26), a partir das 9h, na rua Alberto Gomes, 18, na região central - e contará com a presença da ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves.

Durante a vistoria, o prefeito hortolandense destacou a qualidade da obra, triplicando o espaço para melhor acolhimento das mulheres vítimas de violência doméstica e de seus filhos. “Sem dúvida, esse espaço trará maior dignidade às mulheres e seus filhos que foram vítimas de violência doméstica. Aqui, o primeiro acolhimento será realizado, garantindo um espaço com mais conforto e privacidade. Aqui temos sala de estar, espaço para repouso, brinquedoteca com materiais didáticos e pedagógicos e demais salas multidisciplinares para realizar o melhor atendimento”, destacou Zezé Gomes.

Durante a vistoria, o prefeito foi recebido pelo secretário de Governo, Cafu César, pela secretária adjunta de Governo, Jéssica Guimarães e pela diretora do Departamento da Mulher, Josefa Teixeira. “O CRAM iniciou os trabalhos em 2017 em Hortolândia. Na época, tínhamos três salas, que comportavam outros três serviços da Prefeitura. Ao longo dos anos, percebemos que essas três salas não eram suficientes para desenvolver um atendimento humanizado de qualidade. Com esta reforma, autorizada pelo prefeito Zezé Gomes, nós pretendemos oferecer um ambiente mais acolhedor não só para as mulheres, mas também para os filhos, que serão acompanhados por pedagogos durante todo o atendimento das mães, vítimas de violência doméstica”, explicou Josefa.

DEPARTAMENTO DA MULHER

Vinculado à Secretaria Municipal de Governo, o Departamento da Mulher de Hortolândia foi criado em junho de 2023. O órgão atua na promoção do sistema de garantia dos direitos fundamentais das mulheres, fortalecendo a valorização e autonomia socioeconômica do público feminino, independentemente da raça, cor, idade, deficiência, orientação sexual ou religião. Entre os serviços ofertados pelo Departamento, estão a formação profissionalizante, encaminhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade para vagas de emprego na Administração Pública e em empresas parceiras da Prefeitura, auxílio moradia, e oferta prioritária de vagas em creches e em escolas.

O CRAM de Hortolândia conta com uma equipe multidisciplinar formada pela diretora, assistentes sociais, psicóloga, advogadas, pedagoga, auxiliares administrativas, além de guardas municipais. O órgão realiza atendimentos de situações emergenciais e de risco de mulheres que procuram a unidade espontaneamente ou que são encaminhadas pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), pelos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), pelas unidades de Saúde ou socorridas pelas forças da Segurança Pública, como Polícia Militar, Guarda Municipal e Delegacia de Defesa da Mulher.

Deixe um comentário