Política
Leitinho e a equipe técnica de Meio Ambiente receberam certificado de qualificação de Nova Odessa

Prefeito Leitinho recebe certificado de Nova Odessa no ‘Município VerdeAzul’

Cidade voltou a registrar suas ações no Meio Ambiente junto ao programa do Governo do Estado e se tornou destaque na 21ª colocação do Grupo 3

Da Redação | Tribuna Liberal

O prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente receberam na manhã desta quinta-feira (15), em São Paulo, o certificado de qualificação de Nova Odessa no Programa Estratégico Município VerdeAzul. A cidade aparece na 21ª colocação do Grupo 3 (formado pelos municípios paulistas com população entre 50 mil e 100 mil habitantes) do mais recente Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas – Ciclo 2022/2023.

O “Município VerdeAzul” promove a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios paulistas e a indução de políticas públicas ambientais, medindo e apoiando a gestão ambiental eficiente das cidades de São Paulo, visando promover políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

A entrega dos documentos às cidades qualificadas ou certificadas no programa do Governo do Estado na área de Meio Ambiente e Sustentabilidade acontece desde dezembro. Em 2023, o programa adotou uma abordagem por categorias, dividindo os municípios em grupos de acordo com sua população. Conforme a Resolução SIMA nº 117/2022, os municípios com pontuação acima de 40 pontos recebem troféu e certificado, conforme categoria (Certificado, Qualificado I e Qualificado II). Nova Odessa obteve 66 pontos, aparecendo no ranking como “Qualificada I”.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente lembrou que Nova Odessa voltou a registrar suas ações na área junto ao “Município VerdeAzul” em 2023 “e já garantiu sua qualificação de nível I”. A cidade volta assim a figurar entre as 280 cidades paulistas que receberam certificações no 9º ciclo do programa. Leitinho recebeu o documento na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, e garantiu que “o objetivo agora é avançar ainda mais em 2024 e subir no ranking”.  

 “É um reconhecimento muito importante por parte do Governo do Estado. Mostra que nossa cidade está no caminho certo na preservação do Meio Ambiente. Deixo aqui meu compromisso como prefeito de buscar a sustentabilidade do nosso município”, afirmou o prefeito, ao lado da bióloga Graziela Bradaschia Quartero Schneider.

PROGRAMA

Lançado em 2007, o Programa Município VerdeAzul busca alinhar a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. O resultado anual deste trabalho é publicado no “Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas”, fornecendo um indicador de avaliação ambiental.

As ações são organizadas em dez diretivas nos seguintes temas estratégicos: Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Uso do Solo, Gestão das Águas, Esgoto Coletado e Tratado, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar, Arborização Urbana e Biodiversidade. 

“Das 412 cidades participantes – cerca de 60% dos municípios paulistas –, 280 alcançaram os critérios estabelecidos pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. A pasta estadual distribuiu certificações nas categorias Certificado, Qualificado I e Qualificado II, conforme a pontuação obtida em grupos de acordo com a população de cada município”, explicou o Governo de São Paulo.

 

Deixe um comentário