Política
Prefeito Leitinho e governador Tarcísio de Freitas em São Paulo - Foto: Divulgação

Prefeito Leitinho estuda adesão de Nova Odessa ao ‘UniversalizaSP’

Chefe do Executivo novaodessense participou de lançamento de programa estadual conduzido pelo governador Tarcísio de Freitas e analisa participação

Da Redação | Tribuna Liberal

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), acompanhou nesta terça-feira (18), em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) lançar o programa que vai agilizar a universalização dos serviços de saneamento no Estado. Também esteve presente o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado, Gilberto Kassab.

Segundo Leitinho, mesmo tendo alcançado neste ano de 2023 a universalização do serviço de abastecimento de água tratada, agora com 100% das residências atendidas, a Prefeitura e a Coden Ambiental estudam aderir ao novo programa estadual.

“Nova Odessa tem agora, graças às obras de água que fizemos no Pós-Anhanguera, 100% de água tratada, além de 96% de coleta e tratamento de esgoto. O UniversalizaSP é um programa do Governo do Estado focado na universalização do saneamento básico. Vamos estudar a possibilidade de buscar uma parceria com o governador Tarcísio de Freitas para aumentar ainda mais a oferta do serviço de coleta e tratamento de esgoto em Nova Odessa, cobrindo 100% da população”, adiantou o prefeito Leitinho.

Por meio do UniversalizaSP, o Estado vai oferecer apoio técnico a prefeituras com serviços ou autarquias municipais de água e esgoto para estruturação e modelagem de projetos de expansão, de acordo com as metas previstas pelo Novo Marco do Saneamento.

“A ideia do UniversalizaSP é tentar construir arranjos que possibilitem tirar o máximo proveito da proximidade entre municípios e uso de bacias hidrográficas. Vamos construir arranjos e projetos onde a gente possa, por exemplo, trazer a iniciativa privada por meio de concessões ou parcerias para que isso seja rentável e otimize recursos públicos”, afirmou o governador durante a solenidade no Palácio dos Bandeirantes.

O evento teve a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, dos secretários estaduais Natália Resende (Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais), Fábio Pietro (Justiça e Cidadania), André Isper (secretário em exercício de Parcerias em Investimentos), do presidente da (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), André do Prado, além de deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e gestores públicos estaduais e municipais.

Deixe um comentário