Política
Prefeito Edivaldo Brischi quer cidade com desenvolvimento social e ambiental – Foto: Divulgação

Prefeito Brischi diz que Monte Mor ‘olha para futuro com planejamento’

Em entrevista exclusiva, prefeito afirma que cidade ‘deixou para trás tudo que a atrasava’, comenta ações do governo e os próximos passos

Da Redação | Tribuna Liberal

O empresário Edivaldo Brischi nasceu em 11 de junho de 1968, na cidade de Monte Mor. Foi no município que ele cresceu, estudou e começou a trabalhar aos 12 anos, na Casa de Carnes Elmagran, que pertencia a sua família. Aos 27 anos casou-se com a profissional da área de Educação Física, Elaine Ravin Brischi, com quem teve seus três filhos. São eles: Yasmin e o casal de gêmeos, Ysis e Aydan.

Conhecido na cidade, na região, em todo Estado de São Paulo, Edivaldo Brischi iniciou sua trajetória no ramo de entretenimento em 1993, quando fundou a Danceteria Star Dance. Em 1996, ele constituiu a empresa Estilo Som, que presta serviços de estrutura, som e iluminação para shows e eventos. Juntamente com sua esposa Elaine, o prefeito também é proprietário da Lyllis Eventos, que loca espaço e organiza eventos sociais e corporativos. 

Motivado pelos amigos e, principalmente, por ver a cidade sofrer com a má administração, aceitou o convite para concorrer ao cargo de prefeito, em 2020. No mesmo ano enfrentou a sua maior batalha pela vida, após contrair Covid-19 e acabar na UTI de um hospital. Ainda em recuperação, iniciou a caminhada das eleições com o pensamento firme em construir um futuro melhor para Monte Mor. Depois da vitória nas urnas veio o desafio de administrar e o mais importante, recolocar o município no caminho do desenvolvimento para cuidar melhor das pessoas. 

Nesta entrevista exclusiva, Edivaldo fala dos obstáculos vencidos e de como tem sido administrar a cidade, planejando ao mesmo tempo que é preciso colocar a casa em ordem.

Tribuna Liberal: Como foi sua luta pessoal contra a Covid-19? Qual foi o impacto da doença para você?

Edivaldo Brischi: De início fiquei muito assustado, até porque as notícias que tínhamos sobre a doença não eram nada boas. Foram dias de muita luta pela vida, momentos em que vi Deus agir na minha vida por meio de médicos e enfermeiros, que foram verdadeiros anjos. Eu me tornei uma pessoa ainda mais agradecida pela vida, pela minha família, amigos e pela minha esposa Elaine que tem sido o apoio e amparo de que tanto precisei e preciso.

A pandemia veio logo no início do seu mandato. Como foi administrar em meio à Covid-19?

Foi bem difícil por inúmeros fatores. Eu estava vivendo um recomeço na vida pessoal, enquanto assumia pela primeira vez a gestão da cidade e ainda tinha a doença. Eu e minha equipe tivemos que nos empenhar muito para aprender rápido e apresentar resultados, pois do nosso esforço também dependia a vida de muita gente. Bom, veio a vacina e as coisas começaram a melhorar, mas olha, foi um desafio e tanto. Contudo, acredito que nos saímos bem, principalmente porque somos um grupo muito unido e com um mesmo propósito de ver a cidade cada vez melhor. Comemoramos cada vida que foi salva.

Como você encontrou a Prefeitura assim que assumiu?

Infelizmente estava pior do que imaginávamos. Encontramos muita bagunça nas contas, pagamentos atrasados de empresas e direitos de funcionários, dívidas até mesmo com o Ipremor, o Instituto de Previdência. A Prefeitura era vista como má pagadora e não tinha credibilidade com fornecedores da região.

Diante desse cenário, o que foi possível fazer logo de início?

Priorizamos colocar a casa em ordem, o que nos deu muito trabalho entre 2021 e 2022. Renegociamos dívidas, fizemos parcelamentos e a cidade passou a ter respeito e crédito. Com isso alcançamos o patamar de planejar o futuro com mais tranquilidade e segurança. Hoje, a esperança de um futuro melhor já é uma realidade. Monte Mor ainda não é a cidade que sonhamos, mas sei que estamos no caminho certo para construir um futuro sólido para esta e as próximas gerações. E o resultado de todo esse empenho já veio. Conseguimos neste ano de 2023 a aprovação das contas do nosso primeiro ano de mandato, pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

 Com esses resultados, foi possível começar a melhorar a realidade de Monte Mor?

Todo o nosso trabalho sempre foi esse, mas com a casa em ordem foi possível ter acesso a crédito e contratações que antes não eram possíveis e, por isso, a cidade não andava pra frente. Estava parada no tempo.

Vamos então falar das principais áreas. Educação, o que foi possível realizar nesse setor tão importante para uma população?

Na Educação, realizamos ações dentro das escolas para promover uma cultura de paz e incentivar o Maio Amarelo, de prevenção a acidentes de trânsito. Temos uma nova escola, e já estamos construindo outra, enquanto muitas foram reformadas ou ainda passam por reforma, melhorias e ampliações, como da E.M. Moacyr Vitório Forchetti, no Jardim Colorado. Nossas crianças têm um uniforme, pelo seu segundo ano consecutivo, depois de muitos anos sem recebê-lo. A Educação, uma das minhas maiores preocupações, minha prioridade, está recebendo um forte apoio e um grande investimento. Até o prédio da Secretaria é outro, melhor, maior, mais adaptado, preparado para o futuro. E, em breve, até a ETEC será nova. Também fizemos parceria com um projeto de Matemática da Finlândia, que está treinando nossos professores. Nossa meta é até 2024 termos 5.000 alunos em escola de período integral.

O que pôde ser feito pela Saúde de Monte Mor?

Para começar, inauguramos a UPA, melhorando o atendimento de pronto atendimento e socorro aos nossos cidadãos. Implantamos o programa Mais Saúde para impulsionamento de exames e atendimentos. Mais de 2.000 cirurgias de cataratas foram realizadas entre o final de 2022 e o início deste ano. Inauguramos na última semana o espaço para cuidado com pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e além disso, nossos indicadores de Saúde em Atenção Básica estão com médias acima dos números da RMC e do Estado.

A Segurança é sempre um setor que preocupa inclusive pela proximidade com cidades maiores. Como tem sido o trabalho nessa área?

Isso mesmo, a segurança também é uma das nossas preocupações e estamos trabalhando para avançar. Realizamos a promoção de guardas e concurso para a contratação de novos guardas. Investimos em equipamentos; monitoramento e inteligência com uma base de videomonitoramento; além de armamento e estrutura para o trabalho dos profissionais.

O que há em andamento ou previsto para a infraestrutura da cidade?

Com o fim do período das chuvas, iniciamos ações para amenizar o problema de possíveis enchentes como o desassoreamento de córregos e rios. Reconstruímos a ponte no bairro Chácaras Recanto Planalto e estamos com operação tapa-buraco em toda a cidade. Mais de 2.000 buracos foram tapados, apenas no início deste ano. Trabalhamos para ampliar e melhorar a iluminação pública. A estrada do Rio Acima está quase concluída, colocando Monte Mor no caminho de um desenvolvimento, que o Aeroporto Internacional de Viracopos pode nos proporcionar. Estamos fazendo ainda o asfalto do Jardim Colorado e do Jardim Colina e o recapeamento da estrada para Sumaré.

Monte Mor também voltou a ter vários eventos esportivos e culturais. O que você destaca nesses setores?

Isso mesmo, estamos devolvendo a alegria para nosso município e o orgulho ao cidadão em viver aqui. Nesses anos realizamos o Varal Solidário por meio do Fundo Social; o Bora Brincar e fomentamos a cultura por meio da Lei Paulo Gustavo. No Esporte, renovamos pelo segundo ano consecutivo as escolinhas com o Sesi no Programa Atleta do Futuro com treinamento e capacitação de professores e alunos. As escolinhas contam com aulas de futebol, judô, karatê, vôlei, natação, futsal e hidroginástica.

Mais alguns destaques desses três anos de mandato, prefeito?

Bom, recentemente inauguramos a Casa de Passagem para abrigar pessoas em situação de rua, principalmente nesse inverno e o espaço para atendimento de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A UPA foi inaugurada, como já mencionei e hoje temos um Poupatempo na cidade. Um importante destaque foi a aprovação pelo Tribunal de Contas, das nossas contas já do primeiro ano do mandato, isso demonstra a seriedade com que temos tratado os recursos públicos.

Prefeito, o que você tem em mente para a Monte Mor do futuro?

Não só do futuro, mas do presente, eu penso que nossa cidade é uma referência e começamos a traçar as bases para que os serviços públicos sejam cada vez melhores. A nossa preocupação é sempre cuidar das pessoas da melhor forma possível e garantir um município com desenvolvimento social e cuidados ambientais para esta e as futuras gerações. Temos muitos planos ainda para colocar em prática, o importante é que começamos e os resultados aparecem. Deixamos para trás tudo o que atrasava Monte Mor e agora podemos olhar para o futuro sempre com muita seriedade e planejamento, mas com esperança. 

Deixe um comentário