Política
Edivaldo Brischi participou de encontro com Tarcísio junto a outros prefeitos da região

Prefeito Brischi anuncia convênio para desassorear Rio Capivari, em Monte Mor

Governador Tarcísio de Freitas assinou compromisso para ações de contenção no principal ponto de risco para enchentes no município

Paulo Medina | Tribuna Liberal 

O prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi (PSD), anunciou a assinatura do convênio estadual para o desassoreamento do Rio Capivari, o principal ponto de risco para enchentes no município. O convênio foi assinado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O chefe do Executivo participou recentemente de uma reunião na casa do prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, que contou com a presença do governador Tarcísio, do secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, e também de outros prefeitos da região.

Na ocasião, Brischi frisou o apoio estadual com a assinatura do convênio que firmou a ação de desassoreamento do rio que corta o município de Monte Mor. Segundo o governador Tarcísio, o desassoreamento vai garantir, com a contenção, mais resistência às inundações na região, com objetivo de assegurar maior proteção a moradores.

Para o prefeito de Monte Mor, a medida é “determinante para atenuar e reduzir significativamente os efeitos prejudiciais das chuvas intensas que atingiram e poderiam continuar a causar estragos no município na próxima temporada de chuvas”.

Ainda segundo Brischi, o desassoreamento é uma ação de alto custo e agora, com o suporte do governo do Estado, “a segurança dos moradores terá um grande reforço”. No encontro, outras demandas também foram tratadas, mirando mais investimentos para as cidades da região.

A assinatura do convênio aconteceu depois que Brischi viajou a São Paulo, em 11 de setembro, e se reuniu com o governador, com Gilberto Kassab, e a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, no Palácio dos Bandeirantes, pedindo soluções para as enchentes.

Brischi expôs a demanda pelo desassoreamento do Rio Capivari. A pauta foi direcionada a representantes do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão que assegura o desenvolvimento das bacias hidrográficas do Estado de São Paulo.

A operação de desassoreamento é tida pelo Poder Executivo como “urgente”, sendo uma das ações mais eficazes para o combate, contenção e diminuição de novas enchentes na cidade. Na época, o prefeito disse que as solicitações haviam sido recebidas com “solicitude”.

DESALOJADOS

As chuvas em Monte Mor, registradas entre o final de 2022 e início deste ano, levaram o governador e o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, para avaliar os danos causados pelas chuvas na cidade. Em Monte Mor, cerca de 100 imóveis foram afetados e 400 pessoas ficaram desalojadas.

Deixe um comentário