Política
Clodoaldo e vereadores jovens de Hortolândia foram recebidos por secretários municipais no Paço

Por intermédio do vereador Clodoaldo, Hortolândia libera ônibus gratuito para o Enem

Catraca livre vai facilitar chegada dos alunos às escolas nos dias 5 e 12 de novembro; Clodoaldo destaca que a medida garante acesso à educação a candidatos em situação de vulnerabilidade

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Em meio aos dois dias de provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), os ônibus do transporte coletivo municipal terão catraca livre para facilitar a chegada dos alunos às escolas. A informação foi confirmada ao vereador Clodoaldo Santos da Silva (MDB) e aos vereadores jovens de Hortolândia em reunião na sede da Prefeitura, nesta quinta-feira (19).

O vereador e os parlamentares jovens foram recebidos pelos secretários de Governo, Carlos Augusto César (Cafú) e de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira, onde entregaram a indicação 2858/2023, de autoria de Clodoaldo, que sugere ao Poder Executivo a implantação de gratuidade na tarifa do transporte coletivo municipal nos dias do exame.

Os ônibus terão gratuidade das 10h às 12h e das 17h às 19h nos dias 5 e 12 de novembro. O vereador destacou a importância deste momento na vida dos estudantes, uma vez que o exame é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, do mesmo modo que chama a atenção da situação de vulnerabilidade social de muitos dos candidatos que não possuem fonte de renda, necessitando deste auxílio no transporte para se locomoverem e chegar até os locais de prova. “É uma iniciativa para incentivar e promover políticas públicas que garantam o acesso à educação a todos”, ressaltou o vereador.

O Exame Nacional do Ensino Médio 2023 recebeu 3,9 milhões de inscrições, um aumento de 13,1% em relação à edição anterior da prova. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) Anísio Teixeira, o número indica retomada na participação dos estudantes. Desse total, 63% vão fazer de graça e as mulheres são maioria. A avaliação será aplicada em 5 e 12 de novembro. No Estado de São Paulo, 590.759 candidatos foram inscritos e estão aptos para participar.

Deixe um comentário