Política
Equipamento viário servirá para divulgar informações públicas e datas comemorativas em seus estaios

Ponte da Esperança de Hortolândia recebe moderno sistema de iluminação

Da Redação | Tribuna Liberal

O prefeito Zezé Gomes (Republicanos) inovou na iluminação da Ponte da Esperança na passagem de ano em 2023. Agora, a ponte, além de ser o principal equipamento viário de Hortolândia, passa a ser uma ferramenta de comunicação, que servirá para divulgar informações públicas e datas comemorativas em seus estaios. “As grandes cidades têm seus monumentos como forma de valorização do seu povo. A iluminação da Ponte da Esperança é um presente para a cidade, para as pessoas que ajudaram e ajudam no seu desenvolvimento”, destacou o prefeito.

O novo sistema de iluminação, idealizado pelo prefeito, foi trabalhado pela equipe da Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, comandada pelo secretário Carlos Roberto Prataviera Júnior. “Buscamos uma tecnologia moderna e que, além de embelezar a nossa ponte, sirva de instrumento de comunicação. Os leds instalados nos estaios formam um grande painel a céu aberto e que pode ser visualizado a quilômetros de distância. Uma ferramenta importante em nosso mais belo cartão postal de Hortolândia”, comentou Júnior.

Durante a entrega da primeira etapa das luzes, que contemplou o lado norte da ponte, o prefeito, acompanhado dos secretários Cafu César (Governo), Ieda Manzano (Administração), Rogério Mion (Habitação), destacou que as campanhas como o Outubro Rosa e Novembro Azul (meses de conscientização e luta contra os cânceres de mama e próstata), assim como ações de vacinação, por exemplo, que poderão ser informadas pelos estaios da Ponte da Esperança. “Todas essas campanhas, de interesse da comunidade hortolandense, poderão ser divulgadas pelos leds dos estaios que estarão dos dois lados da ponte. Hoje entregamos o lado norte e a nossa expectativa é que o lado sul esteja em funcionamento até o mês de março”, explicou o prefeito. 

Prefeito Zezé e secretário Cafu entregaram nova iluminação da ponte na virada do ano

O prazo até março se deu por conta dos equipamentos que estão vindo da China para o Brasil, por meio do transporte marítimo. “A primeira etapa conseguimos entregar no fim de 2023 porque o fornecedor nos enviou os equipamentos por meio do transporte aéreo, inclusive veio um técnico chinês para que pudesse transferir essa tecnologia aos nossos colaboradores. Até o dia 15 chega ao Porto de Santos os demais equipamentos e esperamos iniciar a instalação entre o fim de janeiro e início de fevereiro. Além dos leds nos estaios dos lados norte e sul, estão previstas luzes nos pilares e na face horizontal debaixo da ponte. Se ela já ficou linda com essa primeira etapa, imaginem quando ela estiver 100% pronta? Ficará maravilhosa!”, frisou Zezé Gomes.

Ao contemplar as novas luzes da Estaiada, o prefeito destacou todo o desenvolvimento realizado pelo governo municipal, nos últimos anos, nesta região do município. “Tudo começou com o nosso planejamento, capitaneado na época pelo saudoso prefeito Angelo Perugini. Primeiro veio a Ponte Estaiada com o Corredor Metropolitano. Depois iniciamos a construção do Superviário, ligando duas grandes regiões da cidade, a Vila Real com o Novo Ângulo. Em seguida, iniciamos a construção do Novo Paço Municipal e das usinas solares, a primeira etapa de duplicação da avenida Sabina Baptista de Camargo e a duplicação da passagem sob a estrada de ferro da avenida Panaíno. Tudo isso em um raio de um quilômetro. As transformações vividas por Hortolândia destacam o nosso dinamismo e atraem novos investimentos privados. Hoje, 95% das pessoas sentem prazer em morar em nossa cidade e com as obras previstas no Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) potencializarão ainda mais esse sentimento de pertencimento ao nosso município, deixando a cidade muito mais agradável de se viver”, disse o prefeito.

Considerada parte primordial de um complexo de obras públicas que transformaram a região em um dos locais mais adequados para o lazer na cidade, a região da Ponte da Esperança receberá, por meio do Novo PIC, um Centro de Eventos, uma usina solar (a maior do município em geração de energia), a conclusão do JAC 1 (lago de contenção de enchentes debaixo da ponte até a avenida do Panaíno) e a readequação do JAC-2, com as obras que evitarão o assoreamento do espelho d´água do Parque Remanso das Águas. “Hoje em dia, a pista de caminhada e ciclovias instaladas no Superviário, bem embaixo da Ponte da Esperança, já se tornou espaço obrigatório para os amantes da caminhada e da bike. Esta região demonstra o quanto Hortolândia está integrada e pronta para um futuro ainda mais promissor”, finalizou Zezé.

Nova iluminação da Estaiada foi financiada com recursos da CIP

A Prefeitura de Hortolândia lançou recentemente o Programa de Eficiência Energética, que contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Entre as ações previstas está a garantia de autonomia total na geração de energia elétrica em todos os 190 prédios públicos da administração municipal. A geração da energia será possível com a ativação de 21 usinas fotovoltaicas, das quais 12 já estão em operação. O programa municipal viabilizará a substituição gradativa da frota de veículos municipais à combustão por carros elétricos.

“Quando todas as usinas estiveram ativadas, que acontecerá ao longo de 2024, teremos uma economia de mais de R$ 4 milhões/ano com energia elétrica e com essa economia estamos garantindo essa nova iluminação para a Ponte da Esperança e já viabilizamos, por meio de lei, a redução de 10% da CIP (Contribuição de Iluminação Pública). Os consumidores já sentirão a redução no valor da CIP neste mês de janeiro”, explicou o secretário municipal de Governo, Cafu César.

Ainda em relação ao Programa de Eficiência, o governo municipal fomentará a aquisição de veículos elétricos por parte da população ao disponibilizar, de forma gratuita, por um ano, 19 eletropostos espalhados pela cidade, até março de 2024. Uma das primeiras etapas do programa municipal de eficiência energética aconteceu em 2020, quando a Prefeitura promoveu a transição do sistema de iluminação pública de tecnologia em vapor de sódio para lâmpadas com tecnologia LED, como explicou o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Júnior.

 “Esse programa de eficiência energética, que é o maior programa do tipo implementado no Brasil, vem sendo planejado há mais de três anos, quando tornamos Hortolândia o município mais iluminado da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e um dos mais iluminados do país. Algumas ações ainda serão feitas, como substituir os eletrodomésticos dos prédios públicos por aparelhos mais eficientes em consumo energético”, finalizou Júnior.   

Deixe um comentário