Parceria permitirá uso de área do IZ em projeto de Equoterapia em Nova Odessa

Termo de Compartilhamento de Imóvel garante uso da área rural de 20.000 m2 por tempo indeterminado

O prefeito de Nova Odessa Cláudio José Schooder, o Leitinho, se reuniu na manhã dessa quarta-feira (01/06) com representantes do Governo do Estado, do Poder Legislativo Municipal e da ONG Aequotam (Associação de Assistência e Equoterapia de Americana), para formalizar a parceria para a cessão de uma área ociosa do IZ (Instituto de Zootecnia) para o desenvolvimento de trabalho terapêutico e educacional com deficientes, um projeto social de entidade.

Em novembro do ano passado, o prefeito Leitinho e o diretor técnico do IZ haviam vistoriado pessoalmente diversas áreas da Fazenda do Estado, sede da instituição de pesquisa, que podem ser utilizadas pelo Município para abrigar órgãos municipais – além desta, destinada agora ao projeto social de Equoterapia, que tem apoio institucional da Prefeitura.

O Termo de Compartilhamento de Imóvel assinado nesta quarta-feira garante por tempo indeterminado o uso de uma área rural de 20 mil metros quadrados situada na Fazenda do Estado, próxima ao limite territorial com Americana, que será destinada para instalação do projeto da Aequotam – incluindo prédios desativados do Instituto e baias que podem ser facilmente convertidos para uso como da entidade.

Fundada em 2005, a Aequotam atende atualmente a cerca de 40 pessoas com deficiências e autismo. A entidade passa por dificuldades financeiras desde 2020, e conta com 10 animais treinados.

“Estamos formalizando hoje essa parceria maravilhosa com representantes do Estado, da Câmara e também da Aequotam, que faz um belíssimo trabalho com crianças portadoras de deficiências. É muito importante a aproximação da criança com o cavalo, isso trabalha o lado emotivo e físico das crianças”, destacou o chefe do Executivo novaodessense.

“A equoterapia auxilia bastante as crianças no desenvolvimento, tanto da parte emotiva, quanto afetiva e física. A ideia dessa área, uma conquista da união de todos, é de grande importância para darmos continuidade e ampliar o número de atendimento às pessoas com deficiências”, explicou a presidente da Associação de Assistência e Equoterapia de Americana, professora Daniela Cristina de Rizzo Bordignon.

O vereador Professor Antonio, que é líder do Governo Municipal na Câmara e já destinou R$ 14.608,98 do Orçamento Municipal de 2022 para a Associação, também participou da reunião e agradeceu pelo empenho de todos os envolvidos.

“Agradeço imensamente ao prefeito Leitinho pela sensibilidade com as demandas. Aos diretores da ONG, que nos convidaram para conhecer o projeto – quando estive lá, havia uma criança de Nova Odessa para ser atendida. Aos representantes do Estado, pois fomos até a Secretaria de Agricultura, depois viemos várias vezes ao IZ, para viabilizar isso”, agradeceu o vereador, que vinha atuando em prol dessa parceria desde o início da gestão.

“Hoje é um marco histórico, pois em vez de uma criança daqui ter de ir até Americana (para ser atendida), nós vamos trazer a instituição para Nova Odessa. Esse é o governo do Leitinho, essa é a nossa reputação, que queremos deixar como legado para a nossa população”, finalizou Professor Antonio.

Também estiveram presentes na reunião o diretor técnico do IZ, Enilson Geraldo Ribeiro, Eris Bordignon, da Aequotam, e o professor Milton Carlos Senna e João Francisco Bertoncello “Kiko” Danieletto, da Secretaria Estadual de Agricultura.

Deixe um comentário