Política
Prefeito pontuou investimentos na educação, construção da UTI, Corpo de Bombeiros e Poupatempo

Para Leitinho, realizações da sua gestão ‘em dois anos’ superam oito do antecessor

Prefeito de Nova Odessa destaca que deve colocar seu nome e do vice Mineirinho à disposição do PSD para disputar a reeleição em outubro de 2024

Da Redação | Tribuna Liberal

Um bom ano. Assim o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, classificou 2023, o terceiro e penúltimo ano de seu primeiro mandato como prefeito – após quatro mandatos consecutivos como vereador de Nova Odessa. Leitinho também confirmou que deve colocar seu nome e do seu atual vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho, como pré-candidatos para o seu partido, o PSD, lançá-los à reeleição em 2024.

Para o médico veterinário de 53 anos, as realizações de sua gestão junto ao vice-prefeito superam o que estava previsto no próprio plano de governo da dupla, apresentado nas eleições de 2020, quando a chapa do PSD derrotou o candidato José Lourenço, que era apoiado pelos dois prefeitos anteriores, Manoel Samartin e Benjamim Bill Vieira de Souza.

“Na verdade, a gente fez em dois anos mais do que o prefeito anterior fez em oito anos, porque 2021 [o primeiro ano do atual mandato] foi todo concentrado na pandemia, em salvar vidas, e só começamos mesmo a realizar as coisas em 2022 e principalmente agora, em 2023”, afirmou Leitinho durante uma conversa com a reportagem do Tribuna Liberal.

Leitinho, 2023 foi um ano positivo para Nova Odessa?

Foi um ano de bastante trabalho, desafios e luta, mas conseguimos superar essas barreiras. Estou muito contente com a administração Leitinho-Mineirinho, com meus secretários, com todos os servidores municipais, porque estamos fazendo muito mais do que a gente pensava ser possível.

E isso é muito positivo, você proporcionar à população algo que ela não tinha, que não tinha nem no nosso plano de governo. O Poupatempo, o Corpo de Bombeiros da PM, o Parque das Criança e o Bem-Estar Animal nem estavam no nosso plano de governo, mas a gente conseguiu fazer através de parcerias.

Então foi um ano positivo, eu vejo pela reação da população quando vou na rua, quando encontro as crianças, que têm um amor muito grande comigo, porque estamos fazendo a diferença. Nosso governo está cada dia melhorando, vai melhorar mais ainda, tem muita coisa para viabilizar, mas as coisas mais importantes estamos fazendo e vamos entregar muito mais ainda para a população.

Uma conquista importante recente foi referente à habitação popular, o que você pode falar sobre isso?

Sim, estivemos no final de novembro na Secretaria de Habitação e Nova Odessa foi contemplada com 114 apartamentos. Em 2020, quando eu era candidato, o ex-prefeito disse que assinou um convênio para recebermos 100 casas. Quando assumi, fui a São Paulo e não encontrei documento algum sobre isso. Só agora, quando o [governador] Tarcísio assumiu, acharam a documentação engavetada.

Se não tivessem engavetado, nesse ano já estaríamos entregando essas 100 unidades para a população. Mas infelizmente, por causas políticas, engavetaram o projeto. Mas não desisti, corri atrás e recomeçamos todos os trâmites. Já assinei o pré-projeto e agora vão começar o projeto estrutural, a licitação e a construção. O prazo é de 18 a 24 meses para entregar essas unidades para a população.

Temos visto muitas ações da sua gestão em prol da inclusão de minorias na sociedade, como os autistas, estimulando a convivência. Como é isto?

É normal ser diferente. Precisamos espalhar isso. Montamos neste ano, por exemplo, o inédito Centro de Referência do Autista, onde as mães levam seus filhos especiais para receber toda a atenção adequada para seu desenvolvimento, com profissionais capacitados. Instalamos os primeiros playgrounds inclusivos, com brinquedos adaptados, no Jardim Campos Verdes e aqui em frente à Prefeitura.

Fizemos o “Cartão do Autista”, passeios para eles, eventos. E estamos viabilizando a Equoterapia através da vinda da [ONG] Aequotam para Nova Odessa. É uma alegria, para mim como prefeito, poder dar a atenção que essas crianças merecem.

Na Educação, temos visto uma série de investimentos em tecnologias como Robótica, lousas digitais, o apostilamento. O que os pais têm lhe falado sobre isso?

É uma geração superinteligente, e a gente tem que dar ferramentas tanto para os professores quanto para as crianças aprenderem ainda mais. Começamos com a instalação das lousas digitais e da internet em todas as escolas, trazendo o mundo para dentro da sala de aula, um conhecimento maior.

Depois trouxemos a robótica, que é o futuro das empresas, então eles já saem da escola com noção de como constroem e operam um robô, trabalhando em grupo, trocando ideias. Reformamos 21 escolas e colocamos parquinhos novos nas escolas, porque criança gosta de brincar, e eles ficam muito felizes quando conciliam estudar e brincar.

E ficaram muito felizes quando entregamos o kit de material escolar de qualidade e principalmente o kit uniforme escolar, algo inédito, que nunca foi feito em 118 anos de história de Nova Odessa. De verão e de inverno, para todas as crianças, desde o berçário. É um investimento muito alto, mas que traz um grande retorno, porque colocamos em pé de igualdade todas as crianças. E traz mais segurança também, porque agora todos os nossos alunos estão uniformizados iguais.

E agora, no final do ano, anunciamos a compra de apostilas para todos os nossos alunos. Então investimos muito para oferecer Educação da melhor qualidade para nossas crianças, garantindo um futuro melhor para elas.

Na Saúde, quais as novidades que você aponta como as mais importantes da sua gestão?

Foram muitas. Quando eu assumi, tinha ambulância com a porta amarrada com lençol. Ou você investe em praça, ou em saúde pública, na saúde da nossa população. Ninguém vai aproveitar a praça se não tiver saúde física e mental.

A gente trouxe cinco ambulâncias novas e reformamos a Central de Ambulâncias. Fizemos o mutirão de cataratas, com quase 2 mil idosos atendidos nestes dois anos, gente que voltou a enxergar sem precisar sair da cidade, recuperando sua qualidade de vida. Abrimos a UBS 7 [do Jardim Nossa Senhora de Fátima] e criei o PAM [Pronto Atendimento Municipal] do Jardim Alvorada.

Castramos milhares de animais domésticos, evitando o abandono e os maus-tratos. Estamos construindo o Bem-Estar Animal na avenida Brasil, que vai ser uma clínica gratuita para pets de famílias pobres e animais resgatados.

Reformamos a Internação do Hospital, ficou parecendo Internação de hospital particular. Estamos reformando o Pronto-Socorro, começando pela Recepção [já concluída], e todo o telhado do Hospital – quando chovia, caía mais água dentro do que fora do prédio... E reformamos o Ambulatório e algumas UBSs.

E o mais importante: estamos construindo a UTI, uma promessa minha e do Mineirinho para nossa população. Porque só quem teve a mãe esperando 23 dias por uma vaga em UTI na CROSS que não saiu, sabe a dor que é isso, e não quero que isso aconteça nunca mais com nenhuma família de Nova Odessa.

Na área de Desenvolvimento Econômico, quais são os destaques do seu governo até agora?

Trouxemos o Poupatempo, algo que meu antecessor, que era do mesmo partido do governador, passou oito anos e não trouxe. E ainda unificamos lá todos os serviços ao trabalhador e ao empresário. Já são mais de 15 médias e grandes empresas e comércios anunciados nestes três anos, inclusive o shopping ZED Mall, que vai revolucionar o comércio de Nova Odessa.

Temos uma gestão que é parceira dos investidores, de quem quer gerar empregos e renda para nossa população, e isso faz toda a diferença. E em breve devemos anunciar novas empresas para Nova Odessa, gerando mais empregos para nossa população.

E não podemos esquecer do Corpo de Bombeiros: além de salvar vidas, de combater incêndios, a inauguração do Corpo de Bombeiros em Nova Odessa também deixa a cidade mais atrativa para novas empresas e indústrias, porque diminui em até 60% o valor do seguro.

Que mensagem você gostaria de deixar para a população de Nova Odessa e o que eles podem esperar de 2024?

Quero agradecer a população de Nova Odessa pela oportunidade de ser prefeito. E também a Deus; sem Deus não estaríamos aqui. Em 2023, enfrentamos muitos desafios, superamos muitas barreiras e conseguimos muitas vitórias. E em 2024 vamos entregar a UTI, a reforma completa do Hospital, o Parque das Crianças, o Bem-Estar Animal e outras obras que estão em andamento ou em fase de projeto.

Tivemos dificuldades financeiras neste segundo semestre porque o repasse da União para os municípios brasileiros caiu bastante, em Nova Odessa caiu quase R$ 10 milhões, que dá pra fazer muita coisa. Mas sou otimista e a nossa população pode esperar em 2024 uma Nova Odessa ainda mais bonita, com novos projetos, com nosso município crescendo com sustentabilidade.

E vamos começar também a construção de uma nova represa, a primeira em mais de 30 anos, já desapropriamos a área e só faltam as licenças ambientais para começarmos a represa e também o desassoreamento do Ribeirão Quilombo. Então 2024 será um ano ainda melhor para nossa população.


 

Deixe um comentário