Política
Assessor veio conhecer o modelo de PEV desenvolvido pela Prefeitura e sua gestão de resíduos

PEVs de Hortolândia se tornam referência para projeto no Ceará

Prefeito Zezé Gomes recebeu a visita do assessor da Secretaria das Cidades, Gilber Costa, e colocou modelo de gestão de resíduos à disposição do governador cearense, Elmano de Freitas

Da Redação | Tribuna Liberal

Os Postos de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis, os chamados PEVs de Hortolândia, vêm chamando a atenção de um Estado localizado no nordeste brasileiro: o Ceará. Nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, o prefeito Zezé Gomes (Republicanos) recebeu a visita do assessor técnico de gestão da Secretaria das Cidades, Gilber Costa. Convocado pelo governador Elmano de Freitas, o assessor veio conhecer o modelo de PEV desenvolvido pela Prefeitura de Hortolândia e sua gestão de resíduos.

A visita contou com a participação da secretaria municipal de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, da sua adjunta, Sunne Santos, da diretora do Departamento de Resíduos, Eliane Souza, do secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão, do superintendente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) Valdemir Ravagnani e representantes da Ambipar Viraser.

Para o prefeito Zezé Gomes, é motivo de orgulho e satisfação receber o assessor da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará. Segundo o prefeito, essa visita técnica demonstra que Hortolândia figura na vanguarda dos municípios brasileiros que desenvolvem um trabalho de manejo e destinação correta dos resíduos de construção civil e de objetos inservíveis, aliando sustentabilidade e organização das áreas públicas em busca de se evitar o descarte irregular de entulho.

Durante o encontro com o assessor do Governo do Ceará, o prefeito hortolandense lembrou que os recursos para implantação do primeiro PEV em Hortolândia foram conquistados pelo ex-prefeito Angelo Perugini em seu segundo mandato (2009-2013), junto à Caixa Econômica Federal. A construção do PEV Jardim Nossa Senhora Auxiliadora foi realizada e a unidade inaugurada em maio de 2014.

“Naquele momento já estava em evidência a preocupação com o meio ambiente e também para uma melhor organização do município. Hortolândia sofria muito com descarte irregular de entulho e objetos inservíveis e, a partir do momento que a infraestrutura dos bairros foi avançando, era necessário criar um espaço adequado para que a população pudesse descartar esses resíduos. Foi aí que o saudoso Perugini conquistou os recursos necessários, junto à Caixa Econômica Federal, para dar o primeiro passo na implantação dos PEVs. Quase 10 anos depois, hoje temos 12 PEVs espalhados pelo município e a 13ª unidade está em construção no Jardim Stefânia, região do Jardim Minda. Sem dúvida esses espaços vêm fazendo a diferença em Hortolândia”, destacou Zezé Gomes.

O assessor da Secretaria das Cidades, Gilber Costa, agradeceu a receptividade e a acolhida da Prefeitura de Hortolândia e destacou que o governador Elmano de Freitas tem por objetivo desenvolver projeto para a implantação dos PEVs nas cidades do Ceará e, para isso, conhecer o modelo desenvolvido em Hortolândia seria fundamental para balizar o projeto. “O governador tem a vontade política de realizar um grande projeto para desenvolver essa política ambiental nos municípios do Ceará e por conta do sucesso dos PEVs de Hortolândia vim para conhecer a metodologia de trabalho, para que possamos aprimorar o nosso projeto, que sem dúvida, trará muitos benefícios para o nosso Estado”, comentou Costa.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente de Hortolândia, Eliane Nascimento, a visita técnica ocorreu no PEV do Jardim Nova Alvorada, apontado pela secretária como o mais movimentado do município. “Avalio que a construção de projetos ambientais e sustentáveis torna a cidade de Hortolândia referência com projetos que servem de modelo a nível regional, estadual e nacional. Hortolândia, com apenas 32 anos, se destaca com referência também na gestão de resíduos sólidos, atraindo gestores públicos de outras cidades e estados para conhecerem nossos projetos. Em outubro do ano passado, recebemos representantes do Estado do Paraná e hoje recebemos mais um agente público, dessa vez do Estado do Ceará, o que demonstra que estamos no caminho para a construção de uma cidade cada vez mais sustentável”, finalizou Eliane.

Deixe um comentário