Política
Com novo Paço, região do Novo Ângulo progride em infraestrutura e regularização de moradias

Obras públicas mudam realidade da região do Novo Ângulo, em Hortolândia

Nos últimos anos, atual gestão investe na realização de obras de infraestrutura, esporte e lazer, e mudança do Paço Municipal coroa transformação da região

Da Redação | Tribuna Liberal

A região do Novo Ângulo, em Hortolândia, por muitas décadas sempre esteve associada ao imaginário coletivo como a região dos presídios e das inúmeras ocupações de terra voltadas para o assentamento de famílias que lutavam pelo sonho da casa própria. Por conta desse cenário, a região passou a abrigar a partir da década de 1990 a parcela da população mais carente do município. 

Nos últimos anos, com planejamento, a Prefeitura de Hortolândia virou essa página, apresentando uma série de obras que vem mudando não apenas a paisagem urbana, mas acima de tudo, tem possibilitado a transformação de vidas. De acordo com o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, a mudança efetiva foi iniciada no dia 30 de maio de 2019 com a inauguração da Ponte da Esperança, ligando a região do Novo Ângulo com o Centro. 

“A Ponte da Esperança foi sem dúvida um marco para Hortolândia. Foi o momento que unimos duas grandes regiões e que possibilitou a chegada de novos investimentos, especialmente para a região do Novo Ângulo. Paralelo a isso, o Governo do meu amigo e saudoso prefeito Angelo Perugini iniciou os processos de regularização fundiária e de infraestrutura dos bairros, com direito a rede coletora de esgotos e urbanização”, comentou o prefeito.

Com a Ponte da Esperança aberta para o trânsito, a Prefeitura buscou junto ao Governo do Estado a implantação do novo trevo do Km 05 da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101). Obra realizada e entregue em 2020 e, com ela, o Corredor Metropolitano Noroeste passava a ser realidade no município. 

“A Ponte da Esperança abriu caminho viário para o Corredor Metropolitano, mas faltava ainda o viaduto para fazer essa ligação da avenida com a rodovia. Numa primeira etapa o Estado entregou apenas a saída viária para Campinas e, depois, lutamos pelas alças que faziam a ligação de Campinas a Hortolândia e de Hortolândia a Monte Mor. Essas ficaram prontas apenas em 2021”, relembrou o prefeito.

Com a consolidação de um sistema viário robusto, a região do Novo Ângulo viu chegar outros importantes investimentos voltados para o esporte e lazer. A Prefeitura construiu e entregou a praça do Novo Ângulo, com quadras poliesportivas, academia ao ar livre, pista de caminhada e ciclovia. Já no Jardim Nova América, uma praça esportiva foi entregue recentemente com campo society (grama sintética), vestiários, parque infantil e pista de caminhada. 

Ainda no Novo América, a Prefeitura deve entregar até o final do ano, a Praça da Cidadania, complexo esportivo com quadra poliesportiva, campo society, pista de skate, ciclovia, parque infantil e um núcleo voltado ao desenvolvimento de cursos profissionalizantes. “Toda essa grande região necessita de dispositivos voltados ao esporte e lazer. Além disso, nosso Governo trabalha fortemente para ofertar gratuitamente cursos de capacitação profissional e a Praça da Cidadania terá esse importante papel”, destacou o prefeito.

PAÇO MUNICIPAL

O processo de transformação da região do Novo Ângulo continua em ritmo acelerado e boa parte por conta da construção do Novo Paço Municipal. Planejado há mais de 10 anos, o prédio está sendo levantado em uma área doada com mais de 60 mil metros quadrados, ao lado do Corredor Metropolitano e de frente para a Ponte da Esperança. 

O prédio terá 10 mil metros quadrados de área construída, o dobro do atual prédio localizado no Remanso Campineiro. “O novo Paço Municipal será moderno, inteligente e sustentável. Estive vistoriando as obras e mais de 60% dos trabalhos já foram concluídos. As esquadrias estão sendo instaladas, assim como foi iniciada a fase de acabamento interno. A meta é que possamos nos mudar até o final deste ano”, explicou Zezé Gomes.

Com um novo conceito de obras, o novo Paço Municipal será equipado com sistema de reaproveitamento da água da chuva e terá usina solar, capaz de abastecer em 100% as necessidades do prédio. “O novo Paço é 100% sustentável e, com a economia dos aluguéis, de água e energia elétrica, teremos cerca de R$ 12 milhões a mais, por ano, para poder investir em outras áreas, como por exemplo, em Saúde e Educação”, afirmou o prefeito.

DO LADO DE CIMA DA LINHA

A chegada do desenvolvimento à região do Novo Ângulo é parte dos esforços da Prefeitura para que o desenvolvimento chegue de maneira equilibrada em todas as regiões da cidade. O prefeito ressalta a atenção dada pela Prefeitura às regiões localizadas acima da linha férrea, como as regiões da Vila Real e Nova Hortolândia e, também a do Novo Ângulo.

 “Hoje, posso dizer que a Prefeitura atravessou a linha. Com o projeto de cidade inteligente e sustentável, trabalhamos para que o desenvolvimento econômico e social ocorra de maneira equilibrada”, disse. Zezé Gomes ressalta que a ação da Administração Municipal tem ocorrido em todas as regiões. 

“O Jardim Amanda vai receber o maior Parque Linear da cidade, nos próximos meses. O Rosolem vai ganhar uma nova ponte sobre a SP-101”, conta. Ao lembrar obras como a duplicação da avenida São Francisco de Assis, a revitalização da avenida Tereza Ana Ceccon Breda, a implantação de portais nessas avenidas, que ficam na região da Vila Real, Zezé observa ainda que a construção do Superviário ligou as regiões da Vila Real com a do Novo Ângulo.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Durante a Administração do prefeito Zezé Gomes, o sonho da casa própria tornou-se realidade para mais de 200 famílias do Parque Perón, região do Novo Ângulo. Em agosto do ano passado, durante a entrega dos títulos de propriedade, o prefeito Zezé Gomes, disse que um filme havia passado em sua cabeça ao relembrar das lutas populares por moradia. 

“Lembrar da luta de mais de 30 anos, quando, ao lado do saudoso amigo Angelo Perugini e demais companheiros, participamos da luta por moradia e, com muito trabalho, ajudamos as pessoas a se estabelecerem na região do Novo Ângulo. As primeiras casas eram improvisadas, os terrenos sem infraestrutura e todos tivemos que lutar por justiça e pelo direito à habitação. Hoje posso dizer que superamos mais uma batalha”, recorda.

Recentemente, a Prefeitura iniciou o processo de regularização dos lotes do bairro Vila da Conquista, também na região do Novo Ângulo. Na Vila da Conquista, 226 famílias serão beneficiadas com o título de propriedade.

Deixe um comentário