Política
Obra é realizada pela Rumo depois de tratativas com deputado Dirceu Dalben e prefeito Luiz Dalben

Obras de viaduto sobre linha férrea do Jd. Primavera começam em Sumaré

Intervenção vai eliminar cruzamento de veículos em local de risco; previsão é que dispositivo seja entregue em dez meses, ligando as avenidas João Argenton e Eugênia Biancalana Duarte

Da Redação | Tribuna Liberal

Após intervenção do deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania), em parceria com o prefeito Luiz Dalben (Cidadania), Sumaré ganhará mais um pontilhão sobre a linha férrea. Começaram nesta segunda-feira (16), as obras de construção do viaduto no Jardim Primavera, que vai eliminar o cruzamento de veículos sobre a ferrovia. A melhoria é realizada pela Rumo Malha Paulista e a previsão é que o dispositivo seja entregue à população em dez meses.

“Durante toda minha trajetória política, defendi e lutei por uma solução para a passagem em nível existente no Jardim Primavera. Além do alto risco de acidentes, os moradores, muitas vezes, precisam aguardar o trem de carga passar no Centro da cidade para que possam seguir seu caminho, são grandes congestionamentos no trânsito. A construção deste viaduto é mais um sonho se tornando realidade, um dispositivo que era muito necessário e urgente, e que, com a graça de Deus e muito trabalho, em parceria com o prefeito Luiz Dalben, conseguimos tirar do papel”, explicou o deputado.

Deputado e prefeito participaram de audiências públicas no Tribunal de Contas da União, estiveram reunidos com representantes da Rumo, do Governo do Estado e do Ministério da Infraestrutura, defendendo a realização desta e outras obras, que vão solucionar conflitos entre as vias urbanas e a linha férrea em Sumaré e também outras 39 cidades paulistas, por meio do contrato de concessão da Malha Ferroviária Paulista à empresa Rumo, assinado em maio de 2020 com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Dalben foi um dos principais defensores da renovação antecipada deste contrato, com o objetivo de também antecipar as obras em benefício da população.

O viaduto no Jardim Primavera ligará a avenida João Argenton com a avenida Eugênia Biancalana Duarte (próximo à Faculdades Anhanguera), com 120m de comprimento e duas faixas de rolamento para veículos. Quanto à altura, o pontilhão seguirá o padrão de 6,75m para possibilitar a passagem das composições com o double Stack na ferrovia.

“Estamos muito felizes com o início dessa obra, que vai garantir maior segurança para toda a comunidade e mais: com mais este viaduto sobre a linha férrea, estamos dando passos importantes para solucionar problemas antigos de mobilidade urbana em Sumaré, que é cortada não só pela ferrovia, mas também pelo Ribeirão Quilombo. Estes viadutos vão representar um grande salto de desenvolvimento e infraestrutura para nossa cidade, estamos preparando Sumaré para o futuro e só tenho a agradecer o deputado estadual Dirceu Dalben por todo seu apoio e trabalho, nos ajudando a tirar essas obras do papel. Uma parceria de resultados”, falou o prefeito Luiz Dalben.

MUDANÇAS NO TRÂNSITO 

A obra do viaduto no Jardim Primavera causará mudanças no tráfego de veículos na região e interdição de vias. Os moradores devem ficar atentos às sinalizações de trânsito. Além do viaduto do Jardim Primavera, também estão em construção em Sumaré um pontilhão que vai ligar o Parque Bandeirantes com a cidade de Hortolândia (Jardim Nova Europa) – obra realizada pelo Governo do Estado – e outro que ligará a avenida José Mancini (Centro) com a avenida da Amizade (Nova Veneza) – este construído pela Prefeitura de Sumaré. Todos os três dispositivos vão transpor a ferrovia.

FRENTE PARLAMENTAR

Para acompanhar a execução das obras previstas no contrato com a Rumo, discutir e propor ações para um melhor aproveitamento da Malha Ferroviária Paulista, o deputado estadual Dirceu Dalben criou na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) a Frente Parlamentar do Setor Ferroviário, que será lançada oficialmente no próximo dia 26 de outubro, às 14h, no Auditório Paulo Kobayashi.

“Estendo a todos o convite para estarem conosco dia 26 de outubro na Alesp, e participando também das atividades da Frente Parlamentar. Nosso objetivo é discutir ações para fortalecer e ampliar o transporte de cargas sobre os trilhos, retomar o transporte de passageiros por trens e também solucionar estes conflitos que existem nas cidades entre a linha férrea e vias urbanas. Essas são ações de grande importância para alavancar o desenvolvimento do nosso Estado e melhorar a vida das pessoas. Queremos discutir estes assuntos e novas políticas públicas junto da população e todos os demais envolvidos”, finalizou Dalben.

Deixe um comentário