Política
Anúncio foi feito recentemente pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Novo PAC: Sumaré vai ser contemplada com CAPs, UBSs e Policlínica

Policlínica expandirá cobertura do atendimento com médicos de diferentes especialidades, definidas com base no perfil epidemiológico da população

Da Redação | Tribuna Liberal

O governo federal confirmou para Sumaré obras no setor de saúde. As obras, que integram o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Seleções, incluem a construção de um CAPs (Centro de Atenção Psicossocial), uma Policlínica e duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), visando fortalecer e ampliar os serviços de saúde oferecidos à população local.

A implantação do CAPs representa um avanço significativo na assistência às pessoas com transtornos mentais e suas famílias. Essa unidade especializada oferecer promete oferecer atendimento integral e humanizado, promovendo a inclusão social e o cuidado em saúde mental.

Além disso, a construção da Policlínica é uma medida que visa concentrar diversos serviços de saúde em um único local, proporcionando maior comodidade e agilidade no atendimento à população. Com uma estrutura moderna e equipada, a Policlínica será fundamental para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de diversas patologias.

A entrega de duas novas Unidades Básicas de Saúde poderá ampliar o acesso aos cuidados primários de saúde, garantindo assistência médica, odontológica, enfermagem e serviços de promoção à saúde.

O anúncio foi feito recentemente pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em um programa que compreende os eixos de saúde, educação, ciência e tecnologia e infraestrutura social e inclusiva. As modalidades são executadas pelos Ministérios da Saúde, Educação, Cultura e Esporte e somam R$ 23 bilhões em investimentos no país.

No total, foram selecionados 6.778 obras e equipamentos nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros. Na região, Hortolândia e Nova Odessa também foram contempladas com equipamentos de saúde e educação.

Estados e municípios tiveram participação ativa no Novo PAC Seleções, inscrevendo propostas em todas as modalidades. No total, 3.270 municípios foram contemplados, dos 26 estados e Distrito Federal, beneficiando a população com estruturas e equipamentos que ampliam os direitos nas áreas de saúde, educação, cultura e esporte.

O Novo PAC Seleções investe na construção de 55 novas Policlínicas Regionais que vão beneficiar 19,2 milhões de pessoas em todas as regiões brasileiras. A estrutura expande a cobertura do atendimento com médicos de diferentes especialidades, definidas com base no perfil epidemiológico da população em regiões com vazios assistenciais. Além disso, a população será atendida com a realização de exames gráficos e de imagem com fins diagnósticos e pequenos procedimentos.

Para aumentar a oferta de serviços de Atenção Primária à Saúde em regiões com vazios assistenciais, o Novo PAC Seleções constrói novas 1.800 Unidades Básicas de Saúde em 1.514 municípios com maior vulnerabilidade social e econômica. O investimento amplia a cobertura da Estratégia Saúde da Família, beneficiando 8,6 milhões de pessoas com maior acesso a consultas médicas, exames, radiografias e outros procedimentos.

O Novo PAC Seleções garante ainda a construção de 150 novos Centros de Atenção Psicossocial, que oferecem serviços de assistência à saúde mental, em regiões com vazios assistenciais e de baixa cobertura. Os CAPs atendem pessoas de todas as faixas etárias com transtornos mentais graves e persistentes, a partir de abordagem humanizada e inclusiva no tratamento. Com a Seleção, é ampliada a rede de cuidados em saúde mental para crianças, adolescentes e jovens, e pessoas com necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, com prioridade para oferta de atendimento 24 horas.

Deixe um comentário