Política
Modelo de transporte sobre trilhos vai ajudar a desafogar as rodovias

Novas rotas vão transportar mais de meio milhão de passageiros por dia

Trem vai aumentar opções de transporte sob trilhos para moradores da região; leilão do novo modal do Governo ocorreu na quinta-feira (29)

Da Redação | Tribuna Liberal

A implementação do Trem Intercidades, o TIC Eixo Norte, vai possibilitar o transporte de quase 550 mil pessoas por dia no primeiro ano de operação completa do empreendimento. Isso porque, além do trem expresso que ligará a capital paulista a Campinas, com uma parada em Jundiaí, o projeto prevê o Trem Intermetropolitano, o TIM, entre Jundiaí e Campinas, que vai passar pelas cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos.

O leilão de concessão do projeto de Parceria Público-Privada ocorreu no dia 29 de fevereiro, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo. A expectativa do governo é de investimentos de R$ 13,5 bilhões. A empresa vencedora do leilão também passa a ser responsável pela Linha 7-Rubi, atualmente sob gestão da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), ligando a estação Barra Funda a Jundiaí e passando por 17 estações.

A previsão é que, em 2031, os três modelos estejam em operação simultaneamente. Neste cenário, somando a quantidade diária de passageiros, o estudo de demanda prevê o transporte de mais de meio milhão de pessoas.Técnicos ainda projetam que a demanda pelo TIC Eixo Norte aumente ao longo dos anos. Em 2035, devem ser transportados diariamente 564 mil passageiros. Esse número deve chegar a 672 mil em 2050.

Os 11 municípios contemplados pelos trechos dos modais somam uma população de 15 milhões de pessoas, que serão beneficiadas pelas novas alternativas de rota. Com o Trem Intermetropolitano, também chamado de trem parador, trabalhadores que viajam entre Jundiaí e Campinas diariamente, por exemplo, serão beneficiados diretamente.

“Esse projeto vai ser muito bom. Muitos jundiaienses trabalham em Campinas e o trem vai ajudar nesse fluxo. Vai evitar de ter que ficar pegando ônibus ou carro. Para a cidade, será muito importante”, opina o corretor de imóveis Ednilson Pereira Rosa.

A iniciativa do Governo de São Paulo, feita por meio de Parceria Público-Privada, além de facilitar a circulação de pessoas na região, vai ajudar na geração de emprego, valorização imobiliária e atração de investimentos.

MENOS CARROS

O modelo também ajuda a desafogar as rodovias, o que reduz acidentes e aumenta a sustentabilidade, considerando que o TIC usará trens elétricos. Atualmente, o trecho São Paulo-Campinas pode ser realizado por meio de automóveis, fretados ou combinando trem e ônibus. Segundo dados da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), 74 milhões de veículos percorreram o trajeto entre Campinas e a capital paulista em 2023. Foram mais de 90 mil viagens realizadas pela via do fretamento no período.

PRESIDENTE DA  RMC DESTACA  AVANÇOS DO TREM INTERCIDADES

O presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB), comemorou a realização do leilão de concessão do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), nesta semana, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo. O projeto, que prevê a ligação dos 101 km entre São Paulo e Campinas por trem rápido, é uma antiga reivindicação dos moradores da RMC.

Como presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Gustavo Reis também incluiu nas discussões dos prefeitos a necessidade de aprovação do projeto do TIC com celeridade pelo Governo do Estado e conversou pessoalmente com o governador Tarcísio de Freitas sobre o assunto.

Presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Gustavo Reis, comemorou leilão

“A realização do leilão de concessão do TIC é uma grande conquista para toda a nossa região. Esse projeto é uma das prioridades da RMC. Era uma discussão que se arrastava havia anos, uma reivindicação dos moradores de todas as cidades da região, que começa a ser atendida pelo Governo do Estado. Parabéns ao governador Tarcísio por estar transformando em realidade o que até então era um sonho da população”, disse Reis.

“Estamos corrigindo um erro histórico, quando o Brasil optou por um desenvolvimento baseado no modal rodoviário, em detrimento da malha ferroviária. Isso levou ao abandono gradual da nossa rede ferroviária. Agora, com o governador Tarcísio e apoio do Governo Federal, por meio de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto do TIC irá avançar”, completou Reis.

O primeiro leilão do Governo de São Paulo em 2024 atraiu dois grandes grupos em único consórcio formado pela brasileira Comporte Participações S.A. e a chinesa CRRC Hong Kong. Além do Trem Intercidades, que é o serviço expresso ligando a capital à maior metrópole do interior paulista, o empreendimento engloba a implantação do Trem Intermetropolitano (TIM), entre Campinas e Jundiaí, e a concessão da Linha 7-Rubi, atualmente operada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A proposta vencedora apresentou deságio - desconto sobre o valor a ser pago pelo Estado - de 0,01% pela contraprestação dos serviços públicos de R$ 8,06 bilhões, na data-base 2024. Já o aporte do Governo de São Paulo no empreendimento será mantido no montante inicial previsto de R$ 8,98 bilhões, conforme valores atualizados.

“É uma honra para todos nós do consórcio C2, composto pela Comporte Participações e CRRC. Não seria possível dar sequência e participarmos sem que estivéssemos com total confiança no trabalho de excelente condução por parte do Governo do Estado de São Paulo. É uma honra poder gerar exemplos para que outros venham contribuir para o crescimento do estado e da nossa nação”, disse José Efraim Neves da Silva, diretor institucional da Comporte e coordenador geral do consórcio.

O Trem Intercidades Eixo Norte vai operar em um trecho de 101 km de extensão, melhorando e ampliando a mobilidade entre as regiões metropolitanas de São Paulo, Jundiaí e Campinas. O serviço expresso vai funcionar entre a estação Palmeiras-Barra Funda, na capital, e um novo terminal ferroviário em Campinas, com uma parada curta em Jundiaí e 64 minutos de viagem. O Trem Intercidades Eixo Norte terá capacidade para transportar até 860 passageiros por viagem e será o mais rápido do Brasil, alcançando até 140 km/h.

Já o Trem Intermetropolitano será um serviço parador com estações em Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. Com operação prevista de sete novos trens, o percurso será de 44 km e tempo de deslocamento estimado de 33 minutos. O serviço parador terá velocidade média prevista de 80 km/h, com capacidade para transportar 2.048 passageiros em cada trem.

A nova concessionária também será responsável pela operação da Linha 7-Rubi, que registrou cerca de 99 milhões de passageiros em 2023. Com extensão de 57 km e 17 estações, o ramal liga Jundiaí à estação Palmeiras-Barra Funda, na capital. O Governo de São Paulo estima que a concessão irá atender aproximadamente 400 mil pessoas por dia.

Ao todo, o empreendimento do Trem Intercidades Eixo Norte irá beneficiar cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios e gerar mais de 10,5 mil empregos, entre diretos, indiretos e induzidos.

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