Política
Município conquistou uma base do Corpo de Bombeiros da PM (Polícia Militar) do Estado de São Paulo

Nova Odessa vira ‘cidade completa’ e se desenvolve com qualidade de vida

Município ganhou base do Corpo de Bombeiros e Poupatempo, além de investimentos em saúde pública e educação

Da Redação | Tribuna Liberal

A gestão do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), tem viabilizado obras desde 2021, transformando Nova Odessa em uma cidade “completa”, ou seja, com praticamente todos os serviços públicos essenciais à disposição da população em seu próprio território. Somente no ano passado a cidade ganhou a base do Corpo de Bombeiros, o Poupatempo, entre outras benfeitorias, como a ampla reforma do Pronto-Socorro Adulto e Infantil do Hospital e Maternidade Municipal, principal unidade da rede pública de saúde. 

Pronto-Socorro Adulto e Infantil do Hospital e Maternidade Municipal recebeu uma ampla reforma

A lista inclui ainda a construção da UTI do Hospital e Maternidade Municipal, da Delegacia de Polícia Civil, do Cresam (Centro de Referência para Saúde da Mulher), do DBEA (Departamento de Bem-Estar Animal), a sede da GCM (Guarda Civil Municipal) e o Parque das Crianças. O Playground Inclusivo e outras novidades ao redor do Paço Municipal (pergolado, balanço de madeira e “pet place”) inaugurados em outubro têm sido uma opção de lazer à população. “Nossa gente em primeiro lugar, sempre, seja na saúde, segurança, educação e no lazer”, explicou o chefe do Executivo novaodessense.

Playground Inclusivo foi instalado ao redor do Paço, além de pergolado, balanço de madeira e “pet place”

A economia da cidade voltou a crescer após uma série de medidas tomadas pelo prefeito Leitinho desde o início do mandato, ainda durante a fase mais crítica da pandemia. O processo de retomada do desenvolvimento econômico sustentável da cidade começou pela modernização da Lei de Incentivo do ProdeNO (Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico de Nova Odessa), com projetos inéditos para atrair mais investimentos.

O Poupatempo, já em pleno funcionamento na região central, trouxe maior impacto na qualidade dos serviços e do atendimento prestados ao trabalhador e aos empreendedores da cidade. No mesmo prédio, o Centro de Referência ao Trabalhador e Empregador unificou os diversos serviços municipais – incluindo PLT (Posto Local do Trabalho), Procon, Sebrae Aqui, Banco do Povo Paulista, a Junta do Serviço Militar e a própria sede da Secretaria de Desenvolvimento.

Poupatempo trouxe maior impacto na qualidade dos serviços e do atendimento prestados ao trabalhador

Na área do desenvolvimento econômico – com reflexos também na segurança pública –, outra conquista foi a base do Corpo de Bombeiros da PM (Polícia Militar) do Estado de São Paulo, de relevância ao setor produtivo da cidade, já que muitas empresas, quando estudam uma cidade para se instalar, querem saber se tem uma unidade dos Bombeiros. Isso porque o seguro empresarial chega a reduzir 50%.

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Desde a retomada das aulas presenciais, em 2022, a Prefeitura de Nova Odessa adquiriu diversos equipamentos e aplicativos da chamada “Educação Tecnológica”, ou “Educação 4.0”. Segundo o prefeito Leitinho, o programa busca preparar os alunos da rede municipal para o mercado de trabalho do presente e do futuro, baseado cada vez mais no digital e no virtual.

Os investimentos no ensino público de Nova Odessa incluem reformas em creches e escolas municipais e o inédito sistema de videomonitoramento interligado à central da GCM 24h, instalado em todas as 25 unidades. Outras melhorias incluem aulas de robótica aos alunos do 1º e 2º anos do Fundamental, lousas digitais em 90% do total da rede, internet wi-fi (sem fio) nas 25 creches e escolas, a adoção do aplicativo de aulas online “Creator4All”, a distribuição do kit de material escolar e de uniformes escolares e etc.

SEGURANÇA

Para a gestão do prefeito Leitinho, a segurança é “prioridade”. Tanto que uma de suas primeiras medidas no cargo, em janeiro de 2021, foi promover – e participar pessoalmente, como pintor – de um “mutirão” de recuperação da antiga Delegacia de Polícia da avenida Carlos Botelho.

Ao longo do mandato, Leitinho promoveu melhorias na área. A antiga delegacia, por exemplo, não existe mais – no lugar, está sendo construído um amplo e moderno prédio viabilizado junto ao Governo do Estado. São mais de 920 metros quadrados, o espaço conta com 22 salas, incluindo uma adaptada para atendimento a menores e entrada separada para detentos, com investimentos de R$ 2,58 milhões.

Atual gestão já viabilizou novas viaturas, adquiriu armamentos leves e pesados e EPIs para a GCM

Os investimentos incluem a própria GCM. Desde 2021, a atual gestão já viabilizou novas viaturas, adquiriu armamentos leves e pesados e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), tanto com recursos próprios quanto com o apoio financeiro de emendas impositivas ao Orçamento do Município. 

SAÚDE

A rede de saúde está passando por uma série de melhorias, com reformas e ampliações de diversos de seus principais prédios. A maior – e mais aguardada – obra é a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Municipal. A obra civil não gera custos aos cofres públicos municipais. A construção do anexo está sendo realizada via acordo de contrapartidas firmado com a Midas Incorporadora e Administradora Ltda, atuante há décadas no mercado imobiliário e no ramo da construção civil na cidade.

Atualmente, os pacientes de Nova Odessa que precisam de internação em leitos de alta complexidade de UTI são encaminhados para hospitais públicos de referência na região, alocadas para o município pela CROSS (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) do DRS-7 (Departamento Regional de Saúde de Campinas).

 

Deixe um comentário