Política
Com inauguração da ETA Santo Ângelo na gestão Leitinho, município passou a ter 100% da água tratada

Nova Odessa está na elite dos rankings de Água, Esgoto e Coleta de Lixo da RMC

Censo do IBGE 2022 coloca cidade entre destaques na gestão de saneamento básico na região; ‘resultados são possíveis devido ao trabalho de quase 50 anos da Coden’

Da Redação | Tribuna Liberal

Divulgados recentemente, os dados sobre saneamento básico dos municípios brasileiros do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) comprovam que Nova Odessa continua fazendo parte do seleto grupo de cidades na “elite” nacional do atendimento pelas redes de água e esgoto tratados e coleta domiciliar de lixo doméstico.

A cidade conhecida oficialmente como “Paraíso do Verde” aparece em 5º lugar dentre os 20 municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) no quesito “Ligação à Rede de Água Tratada”, com 98,09% de atendimento (percentual que subiu desde então).

Já quanto às “Ligações à Rede de Esgoto”, nada menos que 97,96% dos imóveis de Nova Odessa são atendidos (número que também deve aumentar nos próximos meses). Neste item, Nova Odessa é a 3ª melhor cidade da RMC.

Por fim, 96,54% dos imóveis são atendidos pelo Serviço de Coleta de Lixo Domiciliar em Nova Odessa, o que coloca a cidade em 2º lugar no ranking da RMC neste quesito, demonstra o IBGE. As informações são da divulgação “Censo 2022: Características dos domicílios – Resultados do universo”.

“Todos esses resultados só são possíveis por causa do trabalho de quase 50 anos da Coden Ambiental em Nova Odessa. A empresa municipal sempre teve dirigentes comprometidos com o desenvolvimento e com o meio ambiente da nossa cidade, e uma equipe muito eficiente e dedicada, a quem só temos que agradecer por esses resultados no Censo”, comentou o prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD).

De forma geral, a maioria das cidades da RMC tem percentuais que podem ser considerados positivos nos três rankings. Segundo o IBGE, 82,89% das moradias ocupadas são abastecidas pela rede de água encanada no Brasil. Apenas 62,5% da população do Brasil como um todo morava em domicílios conectados à rede de coleta de esgoto, e 90,9% da população contava com Coleta de Lixo domiciliar em 2022.

COM PÓS-ANHANGUERA, ABASTECIMENTO DE ÁGUA JÁ É ‘UNIVERSAL’

Desde junho do ano passado (logo após a conclusão do Censo 2022), 100% da população de Nova Odessa (estimada em 62 mil habitantes) passou a ser atendida pela Coden Ambiental com água tratada – e considerada uma das melhores da região. Até então, esse percentual era de 98,09%, mas a inauguração da ETA (Estação de Tratamento de Água) 2 Santo Ângelo e das obras que levaram água tratada encanada aos bairros do Pós-Anhanguera, em fevereiro de 2023, garantiram a Nova Odessa a universalização do serviço.

Apenas na instalação da rede de abastecimento subterrânea do Pós-Anhanguera, a Coden investiu R$ 3,5 milhões. As ligações não tiveram custo para os cerca de 470 proprietários de chácaras do bairro. A obra incluiu um novo reservatório metálico de 700 metros cúbicos, 2,5 mil metros de adutora, 11 mil metros de rede e os hidrômetros em 470 lotes.

O prefeito testemunhou a alegria dos moradores dos bairros de chácaras Recreio Represa, Las Palmas e Acapulco, quando, eles receberam pela primeira vez a água encanada nas torneiras de suas casas, após uma luta de mais de 30 anos de espera. “Foi emocionante”, resumiu Leitinho.   

CIDADE É REFERÊNCIA EM TRATAMENTO DE ESGOTO NA BACIA DO QUILOMBO

Nova Odessa é considerada também referência em tratamento de esgoto. Atualmente, 96% da população é atendida por uma rede coletora com mais de 279 km de extensão, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo. É o maior percentual dentre todas as cidades da bacia do Ribeirão Quilombo.

Inaugurada no final de 2012 e ampliada posteriormente, a ETE Quilombo opera com 4 reatores Biopaq Ubox, de tecnologia holandesa, para o tratamento de até 110 litros de resíduos por segundo, resultando numa capacidade para atender 80 mil habitantes –número superior à população de Nova Odessa, de 62 mil pessoas.

E o percentual de coleta e tratamento de esgoto apontado no Censo do IBGE para a cidade vai aumentar em breve: no final de 2023, a Coden concluiu a implantação de rede coletora de esgoto na Estrada Municipal Eduardo Karklis, num trecho remanescente entre a avenida Rodolfo Kivitz e a subestação de energia da CPFL.

Custeadas com recursos próprios da Coden na ordem de R$ 95 mil, as obras incluíram o assentamento de 550 metros lineares de tubos de PVC de 150 milímetros de diâmetro, mais 14 ligações de esgoto para os imóveis situados na região beneficiada. A obra era uma antiga reivindicação dos moradores das chácaras que ficam à frente da avenida Eduardo Karklis e que, até então, dependiam de fossas sépticas.

E recentemente a Coden anunciou a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto no bairro de chácaras Bosque dos Eucaliptos, com capacidade de coleta de até 46,8 metros cúbicos de resíduos sólidos por hora. A nova Elevatória atende a uma reivindicação antiga de aproximadamente 300 moradores, de 61 chácaras.

Deixe um comentário