Política
Reunião contou prefeitos e representantes das 20 cidades da RMC

Nova Odessa cobra liberação de verba para instalação do Corpo de Bombeiros

Reivindicação foi feita pelo vice-prefeito Mineirinho na 235ª Reunião dos Membros do Conselho de Desenvolvimento da RMC

A 235ª Reunião dos Membros do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), que aconteceu nesta terça-feira (19), em Pedreira, teve a participação de Nova Odessa. 

O vice-prefeito da cidade, Alessandro Miranda, o Mineirinho, representou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, e pediu agilidade na liberação de recursos prometidos para a instalação de uma base do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo no município. O convênio foi assinado em novembro de 2021.

A reunião mensal contou com as presenças de prefeitos e representantes das 20 cidades que compõem a RMC. “Aproveitando a pauta de Segurança, Nova Odessa está aguardando uma base do Corpo de Bombeiros. Conquistamos uma verba, através do Governo do Estado. Gostaria de saber o que está acontecendo, porque os equipamentos já estão em Americana. Espero que não seja nada político. As empresas de Nova Odessa estão cobrando”, disse o vice-prefeito novaodessense.

Mineirinho lembrou que o Corpo de Bombeiros é “uma necessidade para a cidade”. “Perdemos recentemente uma empresa de grande porte, ainda na gestão passada, que foi completamente queimada por não termos um Corpo de Bombeiros. A cidade está recebendo muitas empresas”, ressaltou. Gustavo Reis, presidente do Conselho, se comprometeu a averiguar a questão. A base vai ser construída na Avenida João Pessoa.

PAUTA

Diversos temas de interesse das prefeituras que compõem a RMC foram discutidos, entre eles a criação de uma Câmara Técnica dos Negócios Jurídicos, a apresentação do Projeto “Modernização do Sistema de Videomonitoramento da RMC”, com estatísticas das cidades de Indaiatuba (com redução de 85% quase 90% no índice de furtos e roubos), entre outros.

“O futuro será um grande ‘Big Brother’, ou seja, a tendência é a integração de todas as forças de segurança visando proteger a sociedade e preservar o patrimônio”, disse Álvaro Batista Camilo, secretário executivo da Polícia Militar, ao apresentar as estatísticas de Segurança no Estado. O secretário garantiu que “o sistema de monitoramento é eficaz no combate à criminalidade, e que a população deve ser incentivada a registrar qualquer tipo de ocorrência”.

FUNDOCAMP

Foi deliberado ainda, via Fundocamp, a aprovação de proposta de aplicação de recursos para “Parques Infantis Inclusivos” para Nova Odessa e Pedreira. O Fundocamp financia e investe em programas e projetos de interesse da RMC, além de contribuir com recursos técnicos e financeiros para a melhoria dos serviços públicos municipais, a qualidade de vida e o desenvolvimento socioeconômico da região. 

Composta por Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D´Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo, a RMC é a segunda maior do Estado e a quinta maior do País, com um PIB de quase R$ 200 bilhões.


Deixe um comentário