Política
Renovação do parque de urnas pretende dar aos eleitores experiência mais ágil de votação

Nova Odessa, Paulínia e Monte Mor receberão 235 novas urnas em 2024

Ao todo, 661 urnas eletrônicas modelo 2022 serão substituídas nos cinco municípios; equipamentos são mais ágeis e contam com processador mais potente em relação ao modelo antigo

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Nova Odessa, Paulínia e Monte Mor, localizadas na região da 358ª Zona Eleitoral, vão se preparar para as eleições municipais de 2024 com um reforço na infraestrutura eleitoral. De acordo com informações do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), esses municípios receberão um total de 235 novas urnas eletrônicas, contribuindo para a modernização do processo de votação na região.

A distribuição das urnas ocorrerá da seguinte maneira: Nova Odessa contará com 58 novas urnas, Paulínia receberá 95 e Monte Mor terá à disposição 82 equipamentos eletrônicos. Além disso, a 358ª Zona Eleitoral, responsável por essas entregas, atenderá também o município de Elias Fausto.

Considerando as 426 “urnas modernas” que serão destinadas a Sumaré e Hortolândia, os eleitores da região terão 661 equipamentos para as cabines de votação. Em Sumaré, são duas Zonas Eleitorais: a 230ª e a 362ª. No total, serão 236 novas urnas na cidade. Em Hortolândia, serão 190 urnas na Zona Eleitoral 361ª.

Essa iniciativa faz parte de um projeto mais amplo de renovação do parque de urnas da Justiça Eleitoral em todo o Estado de São Paulo. A produção das urnas eletrônicas modelo 2022 está em pleno andamento, e até o momento, 80,93% dos 219.998 equipamentos contratados já foram fabricados pela Positivo Tecnologia, vencedora de licitação.

O TRE-SP destaca que, desse total, 80,83% das urnas já foram entregues aos Tribunais Regionais Eleitorais, proporcionando uma expectativa positiva de que a produção seja concluída até fevereiro. A renovação do parque de urnas visa oferecer aos eleitores uma experiência de votação mais moderna e eficiente, uma vez que os novos equipamentos são 18 vezes mais rápidos que o modelo utilizado em 2015.

Essa remessa de urnas eletrônicas representa a segunda maior adquirida pela Justiça Eleitoral, ficando atrás apenas das 224.999 urnas modelo 2020, fabricadas para as Eleições Gerais de 2022. O processo de montagem das urnas é acompanhado de perto por uma equipe da Coordenadoria de Tecnologia Eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que supervisiona os testes realizados no galpão da empresa, localizado em Ilhéus, na Bahia.

A nova tecnologia das urnas eletrônicas modelo 2022 apresenta inovações, como um processador mais potente, tornando-as mais rápidas, além de um perímetro criptográfico certificado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil) e um mecanismo de criptografia aprimorado.

SUSTENTABILIDADE

Além dos benefícios tecnológicos, a iniciativa também destaca o compromisso com a sustentabilidade. As urnas eletrônicas substituirão os modelos antigos de 2009, 2010 e 2011, que atingiram o fim do ciclo de vida útil. Cerca de 99% das peças físicas dos equipamentos antigos serão recicladas, contribuindo para a criação de novos produtos e promovendo um descarte ecologicamente correto.

Com mais de 80% das novas urnas já entregues aos TREs, o processo eleitoral de 2024 promete contar com uma infraestrutura mais eficiente, garantindo aos eleitores uma participação democrática e moderna nas decisões municipais, segundo o TRE.

Deixe um comentário