Política
Câmara aprovou projeto que modifica Lei Municipal que trata da regularização fundiária urbana

Norma sobre regularização fundiária urbana vai passar por atualização em Monte Mor

Projeto que foi aprovado por unanimidade e em urgência especial visa instituir Unidade Técnica de Regularização Fundiária e dar sequência a processos de regularização requeridos na Prefeitura

Da Redação | Tribuna Liberal

A composição da Unidade Técnica de Regularização Fundiária (UTRF), responsável por cadastrar imóveis, mapear núcleos informais e realizar procedimentos da chamada regularização fundiária urbana, será alterada. Na sessão ordinária desta semana, a Câmara aprovou por unanimidade - e em regime de urgência especial - o Projeto de Lei (PL) 17/2024, da Prefeitura.

O texto aprovado modifica a Lei Municipal 2672/2019, que trata do assunto, e exclui, por exemplo, a obrigatoriedade de que os integrantes da UTRF sejam “escolhidos dentre os funcionários de provimento efetivo”, como previsto atualmente. Além disso, o texto estabelece que a nova estrutura será composta por dois coordenadores e três assistentes indicados pela Prefeitura.

“O objetivo desta alteração é conseguir de fato instituir a Unidade Técnica de Regularização Fundiária – UTRF, para dar continuidade efetiva aos processos de regularização fundiária requeridos ao Município”, diz o prefeito Edivaldo Brischi (PSD), na justificativa do PL, que foi relatado na Câmara pela vereadora Andrea Garcia (PTB), que confirmou a regularidade do texto.

‘SERVIDORES EFETIVOS’

No PL, o prefeito diz que, pela lei atual, “os membros nomeados precisam ser servidores efetivos e prestar com exclusividade ao município os serviços vinculados às atribuições, sendo vedada a designação de outros serviços”, o que não é viável, pois “o município não possui servidores exclusivos para essas funções e menos ainda servidores efetivos, já que não existem esses cargos”.

“Muito se tem falado de Regularização Fundiária, os pedidos de instauração têm sido constantes e é necessária a designação de uma comissão para que o município consiga atuar com excelência nesse procedimento, não causando atrasos nos andamentos”, completa. As mudanças aprovadas ainda contemplam a exclusão da obrigatoriedade de formação específica para os cargos.

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