Política
Deputado federal Kim Kataguiri destacou programa de eficiência energética de Hortolândia

Nome forte da direita no Brasil, Kim Kataguiri elogia projetos de Hortolândia

Deputado federal e cofundador do MBL (Movimento Brasil Livre) conheceu projetos pioneiros desenvolvidos pelo prefeito Zezé Gomes e disse que ações são ‘cases’ a serem seguidos pelo país

Da Redação | Tribuna Liberal

Um dos nomes mais fortes da atualidade da direita no Brasil, o deputado federal Kim Kataguiri, visitou Hortolândia na última sexta-feira (1º), para conhecer os principais projetos estratégicos implantados pelo prefeito Zezé Gomes para tornar a cidade uma referência no tema de smart cities e sustentabilidade.

Ao chegar na Prefeitura, o deputado e sua comitiva foram recepcionados pela diretora de projetos estratégicos, Monique Freschet, que apresentou os resultados obtidos após um ano do início do projeto de Monitoramento Inteligente, que faz uso de inteligência artificial para identificar de forma proativa as demandas de zeladoria urbana em logradouros da cidade, como buracos, falhas na sinalização de trânsito, lixo acumulado, calçadas quebradas, mato alto, entre outros.

“O projeto de Monitoramento Inteligente foi um investimento realizado em tecnologia e gestão, que após um ano têm resultado em uma melhoria significativa na zeladoria urbana da cidade. Graças ao empenho das equipes técnicas e operacionais da Prefeitura, conseguimos obter uma redução de 93% nos problemas de buracos e defeitos na pavimentação de ruas e avenidas da cidade, sem falhar em uma cobertura da sinalização viária 72% melhor em relação ao ano anterior, melhorias identificadas em todos os indicadores que apontam demandas de limpeza e manutenção por toda Hortolândia.” destaca Freschet.

Após conhecer o sistema Mapzer, Kataguiri foi recebido pelos secretários municipais Cafu César (Governo) e Carlos Roberto Prataviera Júnior (Planejamento Urbano e Gestão Estratégica). Durante o encontro, os secretários apresentaram ao parlamentar uma série de iniciativas em curso no município, entre elas a construção do Novo Paço Municipal de Hortolândia, projetado para ser autossustentável em energia e para garantir mais economia aos cofres municipais, e o programa de eficientização energética, que até o mês de junho de 2024 prevê a entrega de 21 usinas solares que vão abastecer 200 prédios públicos com energia limpa e renovável, estabelecendo um marco na conversão da matriz energética da cidade.

“Entregaremos em abril um dos Paços Municipais mais eficientes e econômicos do Brasil. Uma sede autossustentável com 10mil m² de construção em um complexo de 60mil m² arborizado, que viabiliza também espaços de lazer, cultura e serviços públicos para a população. Com a estratégia utilizada, economizaremos cerca de R$ 7 milhões por ano que hoje são gastos com aluguéis e mais R$ 5 milhões ao ano que são utilizados para pagar a conta de energia elétrica da Prefeitura. Esse é um ganho para a cidade, que refletirá diretamente na melhor prestação de serviços públicos para a população hortolandense, uma vez que teremos mais recursos para investir em Saúde, Educação, Segurança, entre outras áreas”, destacou Cafu.

Já o secretário Prataviera Júnior ressaltou a importância do projeto de Eficientização Energética para o município e o incentivo que a Prefeitura dará para a comunidade hortolandense buscar trocar seus veículos por carros elétricos.

“Aqui em Hortolândia já é lei. Os proprietários de carros elétricos podem abastecer seus veículos gratuitamente durante um ano em nossos pontos de recarga que estão disponíveis nas usinas de energia solar que estão sendo entregues. Essa gratuidade é ainda maior para os motoristas de aplicativos, de transporte escolar, entre outros trabalhadores que usam veículos elétricos em atividades profissionais, que poderão recarregar gratuitamente seus carros por um período de dois anos. Essa é uma forma que encontramos de incentivar as pessoas a adquirir um veículo elétrico, contribuindo diretamente com o meio ambiente por meio da redução da emissão de CO2”, disse o secretário.

Além disso, ele destaca o programa de Eficientização Energética que gera benefícios para aqueles que não são donos de veículos elétricos, já que em 2023 a Prefeitura reduziu em 10% o valor da CIP (Contribuição de Iluminação Pública) que a população paga mensalmente e que aumentou o número de isenções da CIP para beneficiários de tarifa social da CPFL, que consomem até 100 kw/mês.

“Isso foi possível graças a duas ações. A primeira foi trocar todas as lâmpadas do sistema de iluminação pública da cidade por LED, que é mais eficiente e econômico, reduzindo imediatamente a conta da iluminação pública geral da cidade, e a segunda é a entrega das usinas solares que vão produzir energia diretamente para o sistema de iluminação pública, com esta estratégia podemos nos dar ao luxo de diminuir a taxa de iluminação pública desde agora e já programar uma nova redução daqui há alguns anos. A modernização de todo o sistema, desenvolvido pelo nosso prefeito Zezé Gomes, possibilita essa redução, o que acaba sendo bom para todas as pessoas e para o meio ambiente”, finalizou Prataviera Júnior.

Ao final do encontro, Kim Kataguiri elogiou os projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Hortolândia e disse que as ações são excelentes “cases” para serem desenvolvidas por outras cidades do Brasil. “Durante a minha recente visita a Hortolândia, fiquei verdadeiramente impressionado com as iniciativas inovadoras da Prefeitura, especialmente no que diz respeito à otimização energética nos prédios públicos e à parceria com a empresa Mapzer.

A abordagem proativa da cidade em adotar tecnologias sustentáveis para reduzir o consumo de energia nos prédios públicos não apenas destaca seu compromisso com a sustentabilidade, mas também serve como um modelo exemplar para outras cidades seguirem. Além disso, a colaboração com a Mapzer para aprimorar a zeladoria urbana é um testemunho da visão da Prefeitura em integrar soluções tecnológicas avançadas para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. Estas iniciativas são um claro indicativo de que Hortolândia está no caminho certo para se tornar uma cidade inteligente, sustentável e altamente eficiente, estabelecendo um novo padrão em gestão urbana e inovação.”, finalizou Kim.

Deixe um comentário