Política
Prefeito Brischi recebeu premiação após município consolidar compromisso com o meio ambiente

Monte Mor fica entre as melhores no Programa Município VerdeAzul

Cidade ocupava a 446ª posição no ranking de 2020 e atualmente atingiu a 25ª posição na gestão ambiental, com foco na sustentabilidade

 Da Redação | Tribuna Liberal 

O município de Monte Mor celebrou um importante avanço no Programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado de São Paulo, posicionando-se em 25º lugar entre os municípios com população de 50 mil até 100 mil habitantes. O anúncio foi feito durante um evento realizado na capital paulista nesta semana, com a presença do prefeito Edivaldo Brischi (PSD), da primeira-dama Elaine Ravin Brischi e dos secretários de Meio Ambiente e Agricultura, Claudinei Rodrigues, e de Segurança, Adriano Vieira Serra.

Em 2020, Monte Mor ocupava a 446ª posição no ranking geral do programa, melhorando para o 256º lugar em 2021, já sob a atual gestão. Agora, em 2023, o município atinge a 25ª posição, demonstrando progresso na gestão ambiental local. O 25º lugar conquistado é considerado pelo prefeito como “o reconhecimento de um trabalho desenvolvido com dedicação e planejamento”. A Prefeitura de Monte Mor, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, tem como objetivo tornar a cidade mais limpa, verde e sustentável, com a meta de alcançar patamares ainda mais elevados.

O Programa Município VerdeAzul, lançado em 2007, tem como propósito medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios, descentralizando e valorizando a agenda ambiental. O secretário de Meio Ambiente de Monte Mor, Claudinei Rodrigues, destaca que a nova medição realizada em 2023 confirma que o município está no caminho certo, refletindo a excelência do trabalho em gestão ambiental.

Maria Tereza, engenheira ambiental de Monte Mor e interlocutora do município no programa, ressalta a preocupação do Executivo com o meio ambiente, que deu à equipe a oportunidade e a missão de realizar um trabalho exemplar. Esse compromisso resultou em ações intensificadas em 2023, incluindo desassoreamento, plantio de árvores, limpeza, melhorias no saneamento básico e ações efetivas na preservação de áreas verdes.

Desde 2018, Monte Mor buscava melhorar sua posição no ranking ambiental do Estado de São Paulo, onde chegou a ocupar a 471ª colocação. Em 2023, o município alcançou uma significativa ascensão.

O programa estadual abrange dez diretivas que norteiam a agenda ambiental local, incluindo temas como Município Sustentável, Educação Ambiental, Qualidade do Ar, Arborização Urbana, Esgoto Tratado, entre outros. O programa oferece capacitação técnica aos interlocutores municipais, e o resultado anual é publicado no “Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas”, fornecendo um indicador de avaliação ambiental.

Em 2023, o programa adotou uma abordagem por categorias, dividindo os municípios em grupos de acordo com sua população. Monte Mor se destaca no grupo 3, composto por municípios entre 50 mil e 99.999 habitantes.

Deixe um comentário