Política
Eleitor deve votar das 8h às 17h em todo o Brasil; é proibido levar celular para cabine de votação

Mais de 543,3 mil eleitores da região devem ir às urnas neste domingo

Eleitorado de Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor e Paulínia cresce 9,5% comparado com as eleições de 2018; mulheres são a maioria

Beth Soares|Tribuna Liberal

Hoje, 543.320 eleitores da região (Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor e Paulínia) devem ir às urnas para escolher presidente, governador, deputados federais e estaduais, além de senador. O número é 9,5% maior do que nas eleições gerais de 2018, quando 495.938 eleitores estavam habilitados para votar. Os dados são do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).

As mulheres respondem pela maior parte do eleitorado na região, 52,2%, contra 47,8% de homens. De acordo com a Justiça Eleitoral, 283.835 eleitoras estão aptas a votar. Homens são 259.416. Nas eleições de 2018, a região tinha 257.168 eleitoras, o que correspondia a 51,8 % do total de eleitores. O eleitorado masculino era composto por 238.597 homens, equivalente a 48,2 %.

Nesta eleição, o número de menores de 18 anos que tiraram o título de eleitor quase triplicou. São 6.720 jovens de 16 e 17 anos aptos a votar. Nas eleições gerais de 2018, foram 2.717. Para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o aumento desse eleitorado se deve à campanha maciça de conscientização da juventude sobre a importância de tirar o primeiro título de eleitor e participar das eleições.

No Brasil, o alistamento eleitoral é permitido a partir dos 16 anos de idade. Porém, o voto é obrigatório somente para a faixa etária dos 18 aos 69 anos de idade. Para jovens maiores de 16 anos e menores de 18 anos e idosos com mais de 70 anos, votar é facultativo.

A população idosa com mais 69 anos apta a votar nessas eleições também aumentou 27,59% em relação ao pleito de 2018. Na região, 39.380 idosos maiores de 69 anos estão habilitados para ir às urnas hoje. Em 2018, eram 30.863.

Domingos Carlos Guerreiro, 77 anos, ex-presidente da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Sumaré faz parte da turma de idosos que não abre mão de votar em nome da cidadania e preservação da democracia (veja reportagem nesta página).

Para quem é obrigado a votar e deixar de comparecer às urnas, sem justificativa formal, informa o TSE, além de pagar multa, perderá o direito de tirar passaporte ou documento de identidade, tomar posse de cargo público, se matricular em universidades públicas, dentre outros.

“O exercício de cidadania começa pela escolha dos representantes da população para os cargos dos Poderes Executivo e Legislativo nas esferas federal, estadual ou municipal. Por isso, é fundamental que todos os eleitores – mesmo aqueles para os quais o voto é facultativo – compareçam às urnas eletrônicas”, destaca o Tribunal.

COLINHA

O chefe do Cartório Eleitoral de Hortolândia, Dalberson Bernardino de Almeida orienta os eleitores a levarem uma colinha em papel com o número dos candidatos escolhidos na ordem em que aparecem na urna eletrônica. Assim, a digitalização será mais rápida e evitará filas nas seções eleitorais.

“Os eleitores deverão se atentar quanto à dificuldade na hora de votar nos cinco candidatos para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente, nessa ordem, e por isso, deverão levar uma colinha em papel porque é proibido levar o celular para cabina de votação”, observa o chefe de cartório.

ELEITORES EM NÚMEROS

Sumaré: 198.403

Hortolândia: 165.269

Paulínia: 84.252

Nova Odessa: 47.897

Monte Mor: 47.499

Total: 543.320

Eleitores terão tempo a mais para conferir voto antes de confirmar

Nestas eleições, os eleitores contarão com tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica. O objetivo da novidade, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é evitar engano na hora de confirmar o voto.

De acordo com o TSE, pela primeira vez a urna eletrônica liberará a confirmação do voto (no botão verde “Confirma”) após um segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo.

O primeiro cargo a ser preenchido na urna é para deputado federal (com quatro dígitos). Em seguida, o eleitor deve escolher o candidato a deputado estadual ou distrital – no caso dos eleitores do Distrito Federal – (com cinco dígitos). Depois, deve votar para senador (com três dígitos), e, então, para governador (dois dígitos). O último voto será para presidente da República (com dois dígitos).

O chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra, esclarece o motivo da implementação desse tempo a mais na urna eletrônica. “Foi introduzido para estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme sem querer”, explica.

Para ajudar o eleitor a treinar o voto, o TSE também inovou nestas eleições ao criar o simulador de votação na urna eletrônica, disponível no Portal do TSE, o www.tse.jus.br, com o tempo a mais para a confirmação do voto.

“O eleitor que treinou na ferramenta com antecedência e observou como funcionará o tempo para a conferência do voto, contribuirá para reduzir o tempo de espera nas filas nas seções eleitorais no dia do pleito”, afirma Coimbra.

Urna eletrônica com intérprete de Libras na tela facilitará voto de surdos

Nestas eleições, todas as urnas eletrônicas contarão com tradução na Língua Brasileira dos Sinais (Libras). A novidade, anunciada em julho deste ano pelo TSE, facilita o momento do voto para 85 mil eleitores com deficiência auditiva em todo o País.

De acordo com o TSE, um vídeo feito por uma intérprete de Libras será apresentado em todas as 577.125 urnas eletrônicas preparadas para o pleito.

Na filmagem, exibida na tela do aparelho, a tradutora indicará à eleitora ou ao eleitor qual cargo está em votação no momento, nesta sequência: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente.

O maior desafio para a implantação da proposta, segundo o chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra, foi introduzir um mecanismo que permitisse a reprodução de vídeos e animações no equipamento. “Para isso, foi necessário substituir toda a infraestrutura necessária para a construção das telas da urna”, explicou.

Todas as eleitoras e todos os eleitores que adentrarem a cabine eleitoral terão acesso à ferramenta, sem a necessidade de realizar cadastro prévio ou pedir a ativação do recurso aos mesários, segundo a Justiça Eleitoral

As urnas, destaca o TSE, também estão adaptadas para receber as mais de 154 mil pessoas com deficiência visual aptas a votar no Brasil. Além do sistema Braille e da identificação da tecla 5 nos teclados do aparelho, também são disponibilizados nas seções eleitorais fones de ouvido para que eleitores cegos ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o retorno do nome da candidata ou do candidato em voz sintetizada.      

Idosos com mais 70 anos fazem questão de votar

Exercer a cidadania e fortalecer a democracia. Esses são os argumentos de idosos da região com mais de 70 anos de idade, entrevistados pelo Tribuna Liberal, que fazem questão de votar neste domingo. Nesta faixa de idade, o voto deixa de ser obrigatório e passa a ser facultativo. Em Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor e Paulínia, 39.380 idosos maiores de 69 anos estão aptos a votar, segundo dados do TRE-SP.

Seo José Rabelo Ferreira, 82 anos, mais conhecido como Zé Barbeiro, morador de Monte Mor, é um dos idosos que vão às urnas neste domingo. Para ele, a escolha dos representantes do povo para presidente, governador, deputados estadual e federal, além de senador é um momento especial de exercício da cidadania.

“O voto é um ato democrático do brasileiro, pra mim, é um dever, um ato cívico que fortalece a democracia. Enquanto puder, vou votar mesmo não sendo obrigatório na minha idade. E incentivo todo mundo lá em casa a votar: esposa, filha, neta”, comenta.

Morador de Monte Mor há 58 anos, Zé Barbeiro, chegou à cidade em 1964, ano do golpe militar, como faz questão de lembrar. Aposentado desde 1999, ele mantém sua barbearia aberta e continua no exercício da profissão de cortar cabelos. “Fiquei um ano e três meses fechado por causa da pandemia, mas agora voltei. Quem passa por aqui incentivo a votar porque é importante para o País”, diz.

Dona Maria Taveira, 83 anos, moradora do Jardim Santa Clara, em Hortolândia, afirma que o voto “é a única ferramenta para transformar a realidade socioeconômica do País, que interfere na qualidade de vida dos aposentados”. “Nunca estivemos num País com tanta dificuldade como neste momento, então, o idoso é uma das pessoas que mais sentem essa situação. O voto é importante para mudar o País”, assinala a aposentada na área de saúde e pedagoga.

Para o ex-presidente da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Sumaré, Domingos Carlos Guerreiro, 77 anos, votar é, acima de tudo, um ato de cidadania. “Reconheço a importância do voto quando vamos escolher os representantes que vão gerenciar e administrar o Brasil, estados e municípios. Queremos e torcemos por um país, estados e municípios com muito entendimento e sabedoria divina na gestão governamental”, afirma Guerreiro.

6.126 mesários vão trabalhar nas 5 cidades da região neste domingo

Em Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor e Paulínia, 6.126 mesários convocados pela Justiça Eleitoral vão conduzir a votação nas cinco cidades da Região, distribuídos em 164 locais de votação e 1.531 seções eleitorais. Os dados foram divulgados pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral). O número é 8,04% maior que o das eleições de 2018. Nas eleições de 2018, 5.670 mesários atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral na região.

Quem trabalha como mesário ou mesária tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e, também, para cada dia de treinamento em emprego público ou privado.

O mesário ganha auxílio-alimentação no valor de R$ 45 reais por turno de votação, além de ter preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.

É possível, ainda, dependendo da universidade, utilizar as horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar.

Antes da eleição, os mesários recebem treinamento com orientação dos procedimentos para atuação no dia da eleição.

CHECK LIST DO VOTO

 - Horário: das 8h às 17h

 - Levar documento oficial com foto (RG, CNH, Passaporte)

 - Se seu E- Título tiver a sua foto, ele serve como documento para votar

 - Colinha eleitoral de papel com o número dos candidatos anotadas na ordem em que os cargos aparecem na urna ou santinho

Divulgação dos resultados será iniciada logo após às 17h, horário de Brasília

Neste ano, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) unificou o horário de votação no país, das 8h às 17h, horário de Brasília, independente do fuso de alguns estados. Com a medida, o TSE espera que a divulgação dos resultados para todos os cargos seja iniciada a partir das 17h.

Em pleitos anteriores, a Justiça Eleitoral somente divulgava essas informações após o término do recebimento dos votos no Acre, último estado a concluir o processo de votação, que, antes da uniformização, ocorria conforme o horário local.

A norma, que também era prevista em resolução, explica o TSE, visava evitar que a difusão dos dados pudesse influenciar pessoas que votavam em localidades com seções eleitorais ainda em funcionamento.  

É PROIBIDO 

- Celular na cabine de votação

 - Boca de Urna

 - Porte de Arma a menos de 100 metros da seção eleitoral

 - Manifestações coletivas sobre partido ou candidato

 - Aglomerações com vestuários padronizados que caracterizem propaganda eleitoral

 - Descarte de panfletos em vias públicas

Deixe um comentário