Política
Prefeito Luiz Dalben defende projeto que colabora com a saúde através da relação com animais

Luiz Dalben sanciona lei que cria terapia assistida a animais domésticos

Projeto PetLove poderá ser implantado em hospitais, unidades de saúde, clínicas, casas de repouso, entidades assistenciais e escolas municipais

Da Redação | Tribuna Liberal

O prefeito Luiz Dalben (Cidadania) sancionou o projeto PetLove, que tem a finalidade de promover terapia assistida por animais domésticos em unidades de saúde e assistenciais de Sumaré. O projeto de lei foi aprovado durante sessão desta semana da Câmara Municipal.

De acordo com o projeto, o programa poderá ser implantado em hospitais públicos e privados, unidades de saúde, clínicas, casas de repouso, entidades assistenciais e escolas municipais. Os animais domésticos que participarão do programa serão aqueles que estão sob a guarda e responsabilidade da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar dos Animais, como cães, gatos, pássaros, coelhos, hamsters e outras espécies que passaram por treinamento e podem entrar em contato com humanos sem gerar riscos.

Os pets deverão ser domesticados, de índole pacífica e temperamento equilibrado, estar em perfeito estado de saúde, com a vacinação em dia, higienizado e ser castrado. Os animais receberão tratamento adequado de forma a não sofrerem maus tratos ou serem submetidos a condições de trabalho prejudiciais ou inadequadas.

“Não são poucos os estudos científicos que relacionam o animal de estimação com a melhora de crianças e adultos, seja de distúrbios do comportamento ou de doenças graves. Pesquisas mostram que animais de estimação trazem, de fato, benefícios para a saúde. A presença do animal desperta o desejo de interação, o que acaba por desenvolver habilidades de comunicação, conexão, demonstração de afeto, dentre outras. Ciente de todos os benefícios que os animais podem trazer para a recuperação dos seres humanos, implantamos na cidade o programa PetLove, acreditando que a possibilidade da visitação dos animais possa sim ajudar na saúde da nossa população”, explicou o prefeito.

 

Deixe um comentário