Política
Prefeito Luiz Dalben, secretários e vereadores durante inauguração do serviço

Luiz Dalben moderniza iluminação pública e implanta lâmpadas de LED

Contrato foi assinado com Consórcio Ilumina Sumaré, que fará a troca de  cerca de 26.106 pontos, entre vias públicas, praças e espaços públicos

Da Redação | Tribuna Liberal

Visando à eficiência energética em Sumaré, o prefeito Luiz Dalben (PSD), anunciou que a cidade será 100% iluminada por lâmpadas de LED. Um contrato de Parceria Público-Privada com o Consórcio Ilumina Sumaré foi assinado para a modernização da iluminação pública, por meio da substituição de lâmpadas comuns (sódio e vapor metálico) por lâmpadas de LED em todo o município. O investimento é de mais de R$ 165 milhões, realizado ao longo de 20 anos de concessão.

Para inaugurar o serviço, o chefe do Executivo, ao lado do vice Henrique Stein, secretário de Finanças, Eder Ruzza, líder de Governo, vereador Willian Souza e demais vereadores visitaram a Praça Rosa Maluf, região central, onde a tecnologia já está implantada em todo o entorno. Serão em torno de 26.106 pontos, entre vias públicas, praças e espaços públicos, que receberão a troca de lâmpadas nos próximos meses, além da implantação de mais mil novos pontos durante o primeiro ano de contrato, ampliando a segurança da população e contribuindo para uma cidade mais sustentável e inteligente. 

Tecnologia já está implantada em todo o entorno da Praça Rosa Maluf, na região central de Sumaré

A PPP visa reduzir os custos com manutenção para o município, bem como obter maior desempenho e durabilidade. A troca das lâmpadas leva em conta a durabilidade e pouca manutenção, além de pouco consumo energético, fatores que contribuem com a economia dos cofres públicos.

O contrato é uma concessão de 20 anos e visa a modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da iluminação pública da cidade. Além disso, está previsto o programa de inspeção de qualidade nos equipamentos a serem instalados na rede de iluminação e a implantação de plano de manejo e destinação dos resíduos e equipamentos em desuso, prevendo descarte que elimine a possibilidade de derramamento de substâncias nocivas ao meio ambiente.

“As lâmpadas de vapor de sódio e vapor de mercúrio são ineficientes, pois consomem muita energia para uma dada qualidade de iluminação. Vamos implantar as lâmpadas por LED em 100% da cidade, visando a modernização da iluminação pública, cuidado com o meio ambiente, segurança da população e economia. Essas lâmpadas são mais modernas, eficientes, econômicas e duráveis. Trabalhamos para uma cidade sustentável e que oferta qualidade de vida para nossos munícipes”, disse Luiz Dalben.

Deixe um comentário