Política
Prefeito determinou ações de proteção nas escolas do município - Foto: Divulgação

Leitinho vai contratar seguranças desarmados para escolas de Nova Odessa

Guarda Civil Municipal realiza ‘força-tarefa’ de policiamento preventivo, como vistoria interna e encontro de pontos vulneráveis nas unidades

Paulo Medina | Tribuna Liberal

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), irá contratar seguranças desarmados como forma de ampliar as ações contra a violência nas escolas, segundo informou o Executivo. Uma licitação terá de ser aberta para a contratação dos vigias, que ficarão em todas as unidades municipais.

De imediato, a GCM (Guarda Civil Municipal) colocou em prática uma “força-tarefa” de policiamento ostensivo preventivo nas 25 unidades da rede municipal. Segundo o secretário municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti, e o comandante da corporação, Luciel de Oliveira, a operação envolve as duas equipes do Programa “Anjos da Escola” e o efetivo operacional da corporação.

“Após a reunião do prefeito com o comando da Guarda, foi determinado pelo prefeito que providenciássemos uma logística para reforçar essa cobertura nas escolas municipais, que já foi deflagrada. São missões operacionais dessa força-tarefa fazer o controle de todo o perímetro escolar, fazer contato com dirigentes, professores, funcionários e alunos da escola, fazer a ronda interna, verificar e indicar possíveis pontos vulneráveis”, explicou Luciel.

A cidade foi “dividida” em três setores, de forma que esse efetivo diurno “ampliado” está visitando todas as creches e escolas públicas municipais diariamente, fazendo a ronda interna e externa deslocando-se para a próxima unidade escolar a cada 20 minutos. “Essa operação começou às 6h da segunda-feira e não tem data para terminar”, completou o secretário Carlos Fanti.

As equipes estão conversando e cadastrando os números de telefone de diretores, vice-diretores e coordenadores escolares da rede para que eles tenham acesso ao aplicativo do “Botão de Pânico” da Guarda. “Basta agora que os gestores baixem o aplicativo em seus celulares. Se acionado, o botão ‘toca’ diretamente na Central Operacional da GCM. O aplicativo não teve custo algum para o município”, ressaltou Luciel.

Segundo o secretário e o comandante, o aplicativo do “Botão de Pânico” funciona melhor em conjunto com o já instalado sistema de videomonitoramento de 100% da rede, adotado neste ano pela Prefeitura e cujas câmeras estão funcionando interligadas diretamente na tela da Central da GCM.

NOVOS GUARDAS

Paralelamente, prossegue o processo de contratação de 10 novos agentes para a GCM. Segundo coronel Fanti, na última terça-feira (18), houve no auditório do Paço a atribuição de vaga dos novos contratados – ou seja, os 10 aprovados em concurso “aceitaram a missão” de compor a Guarda.

Os aprovados devem agora apresentar uma série de documentos e exames admissionais de rotina até o próximo dia 27 e a partir de 2 de maio iniciam o curso de formação, com carga horária de 600 horas (incluindo as 200 horas de formação em trânsito e a capacitação em manuseio de armas de fogo). 

“A previsão atual é que eles estejam formados e treinados para início da operação de rua entre o final de agosto e o início de setembro”, explicou o comandante Luciel.

Deixe um comentário