Política
Leitinho: “Essa é uma preocupação que a gente tinha que levar ao delegado”

Leitinho solicita ao Deinter-9 a instalação de uma Delegacia da Mulher em Nova Odessa

Prefeitura, que inaugurou em agosto uma sala voltada ao atendimento humanizado e exclusivo a mulheres e crianças vítimas de violências na delegacia, quer ampliar atendimento

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), visitou no último dia 12 de setembro o Deinter-9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), em Piracicaba, onde solicitou ao diretor do órgão regional, o delegado Kleber Altale, a instalação de uma DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) em Nova Odessa. O prefeito novaodessense estava acompanhado do secretário-adjunto de Governo, advogado e ex-delegado da Polícia Civil, Antonio Piva.

O Deinter-9 de Piracicaba abrange 52 municípios e coordena as delegacias seccionais de Polícia de Piracicaba, Americana, São João da Boa Vista, Limeira, Rio Claro e Casa Branca. Sua missão é promover a execução, em sua área de atuação, das atividades de polícia judiciária, administrativa e preventiva especializada. Mais de 2,8 milhões de habitantes são atendidos pelo Departamento na região de Piracicaba, que coordena mais de 120 unidades (a grande maioria delegacias de Polícia Civil, incluindo 27 unidades especializadas, como as DDMs).

“Fomos muito bem recebidos pelo doutor Kleber, que a gente vê que é uma pessoa muito séria e dedicada à sua profissão, muito preocupado e atuante nas questões de Segurança Pública em toda a região atendida pelo Deinter-9. Temos, desde o início da nossa gestão, uma excelente relação com as polícias, inclusive com a Polícia Civil, através da nossa delegada seccional doutora Martha Rocha e também do delegado do município, doutor Reynaldo Peres”, lembrou o prefeito de Nova Odessa.

“Solicitamos ao diretor a realização de estudos para a criação de uma Delegacia da Mulher em nossa cidade. Sabemos que é um pedido complicado, porque Nova Odessa é uma cidade relativamente pequena, mas essa é uma preocupação que a gente tinha que levar ao delegado, que é a proteção das nossas mulheres vítimas de violência”, completou Leitinho.

‘SALA LILÁS’

Nesta mesma linha de atuação, encerrando a programação do “Agosto Lilás”, o mês de combate à violência contra as mulheres na cidade, o prefeito Leitinho e dezenas de autoridades inauguraram no último dia 30 de agosto, a nova “Sala Lilás” na Delegacia do Município. O local foi viabilizado em parceria com a Polícia Civil do Estado de São Paulo, através da Delegacia Seccional e da Delegacia do Município, e é voltado ao atendimento humanizado e exclusivo a mulheres e crianças vítimas de violências.

“Sabemos que muitas mulheres são vítimas de violência, mas não registram a ocorrência, por causa do medo do marido se vingar, ou às vezes saem de casa para ir à delegacia e depois são proibidas de voltar, já que dependem do marido. Então essa sala vai dar conforto, segurança, vai ter aquela sensibilidade ao acolher essas mulheres e conseguir registrar da melhor forma os boletins de ocorrências”, afirmou o prefeito na ocasião – anunciando também que já está em andamento um projeto para criar uma “Patrulha Maria da Penha” na estrutura da GCM (Guarda Civil Municipal) de Nova Odessa.

Deixe um comentário