Política
Prefeito Leitinho recebeu as chaves do prédio, que deve ser inaugurado ainda neste 1º semestre

Leitinho recebe chaves da nova Oficina de Costura e Fraldas em Nova Odessa

Fruto de contrapartida ligada ao Loteamento Urba ‘Residencial Vila América’, cooperativa vai capacitar moradores para mercado de trabalho

Da Redação | Tribuna Liberal

O prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), recebeu nesta semana as chaves do prédio da futura Oficina de Costura e Fraldas da Prefeitura de Nova Odessa, um projeto social municipal voltado à capacitação profissional para inclusão no mercado de trabalho e geração de emprego e renda para famílias em situação vulnerável. A pedra fundamental do barracão industrial, localizado na rua Flamboyant, no Jardim Capuava, havia sido lançada pelo prefeito em agosto de 2022. A inauguração deve acontecer ainda neste 1º semestre. No futuro, outros cursos profissionalizantes podem ser oferecidos pela Prefeitura no mesmo local.

Localizado em um terreno municipal no Jardim Capuava, o prédio tem 500 metros quadrados de área construída e foi viabilizado pela atual gestão municipal através de uma parceria com a iniciativa privada. Ele foi construído pela Urba MRV como contrapartida ao município pela reaprovação, em 2021, do empreendimento habitacional e comercial Vila América. A Urba investe aproximadamente R$ 36 milhões em Nova Odessa. Participaram da entrega das chaves o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Rafael Brocchi, a diretora de Gestão Social e Cidadania da Prefeitura, Priscila Peterlevitz Leal, a coordenadora de Legalização da Urba, Christiane Carraro Poubel, e o gestor de Projetos e Contratos da empresa, Diego Guernelli.

Além do prédio com toda a infraestrutura e instalações elétricas e hidráulicas necessárias para o funcionamento da oficina, a empresa também entregou ao município 17 máquinas de costura industriais, 10 máquinas para a fabricação de fraldas e matéria-prima para treinamento e primeiras produções, além de já ter feito, em 2021 e 2022, a doação de uma escavadeira hidráulica e de 60 equipamentos de ar-condicionado, totalizando cerca de R$ 3 milhões em contrapartidas.

“É uma importante contrapartida da Urba MRV. Aqui, vamos capacitar os nossos cidadãos que são atendidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que vão ter uma nova profissão, gerando renda para a parcela mais carente da nossa comunidade – principalmente aquelas mulheres arrimo de família que muitas vezes são a única fonte de sustento da casa. Eu amo Nova Odessa, luto pelo desenvolvimento da nossa cidade e quero o melhor para a nossa população”, comentou o prefeito Leitinho.

Rafael Brocchi lembrou que a busca por profissionais de costura é constante por muitas empresas do setor têxtil de Nova Odessa e região, então a oficina terá um papel fundamental na formação de mão de obra especializada. Em breve, deve ser divulgada a abertura de inscrições de interessados em passar pelos cursos de capacitação na Oficina. “É uma felicidade estar hoje ao lado do prefeito Leitinho e do pessoal da Urba viabilizando esse projeto de formação profissional e geração de renda. Aqui vamos tirar muitas famílias da pobreza e atender a uma demanda de muitos empresários”, afirmou o secretário de Desenvolvimento.

 “Ficamos muitos felizes de estar em um lugar onde a gestão pública tem vontade de fazer a Economia crescer, de trabalhar junto com o setor privado. Temos essa conexão, gostamos de Nova Odessa, e por isso a empresa procura estar muito próxima da realidade da cidade. E uma forma de fazer isso é através dessas contrapartidas sociais. Ficamos felizes porque os anseios da Prefeitura de Nova Odessa vêm ao encontro dos anseios da Urba MRV”, acrescentou Christiane Carraro Poubel, da empresa parceira.

“A Cooperativa de Costura e Fraldas é fruto de uma contrapartida atrelada a implementação do Loteamento Urba ‘Residencial Vila América’. O projeto, voltado à capacitação e inclusão de mulheres e homens no mercado de trabalho, além da geração de emprego e renda para as famílias, vem de encontro com princípios e conceitos ESG da Urba, como o permanente apoio à comunidade local por meio de programas ‘empoderadores’ e emancipatórios. Nosso objetivo, além de levar qualidade de vida aonde chegamos, é contribuir com o poder público para tornar a cidade ainda melhor para a população”, completou Diego Guernelli.

Deixe um comentário