Política
Leitinho entre lideranças municipais no evento de turismo

Leitinho participa de encontro sobre o potencial turístico da região

Uma das propostas debatidas no encontro com gestores foi transformar a região em um “polo cervejeiro”

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), participou, na quarta-feira (10), de um encontro dos gestores municipais das cidades que compõem o Circuito Turístico Bem Viver, composto por Nova Odessa, Americana, Campinas, Elias Fausto, Hortolândia, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Monte Mor e Capivari. No encontro, foi apresentado um primeiro esboço do Plano Regional de Turismo da RT (Região Turística) do Bem Viver.

A reunião aconteceu em um hotel de Americana e contou com o secretário de Estado de Turismo e Viagens, Vinícius Lummertz. Estavam presentes também os prefeitos Chico Sardelli, de Americana, e Maurício Baroni, de Elias Fausto, além de secretários, diretores e técnicos das áreas de Turismo de todas as cidades participantes – incluindo o responsável pelo Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Nova Odessa, Cadu Pinotti Jr.

O Estado de São Paulo possui atualmente 49 RTs temáticas – entre elas, a do Bem Viver. Nova Odessa está inserida também no Plano Regional de Turismo da RT do Bem Viver, cujas ações e metas visam fomentar a Cultura e o Turismo locais. O Plano reúne atrações turísticas nestas sete cidades, incluindo roteiros e opções culturais, gastronômicas, ecológicas, de negócios, religiosas, comerciais e tecnológicas (de Estudo e Pesquisa).

Dentre os diversos temas e potencialidades debatidos, destaque para a proposta de especialistas na área da “transformação” da região em um “polo turístico cervejeiro”, em função da existência de diversas fábricas e, principalmente, produtores artesanais da bebida. A ideia tem apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado.

Além disso, cada cidade expôs as próprias atrações e atrativos turísticos, visando sua inclusão nos roteiros temáticos que serão propostos pelo Plano Regional de Turismo da RT do Bem Viver. Nova Odessa, por exemplo, possui vários pontos de interesse turístico reconhecidos em escala nacional e até internacional.

“Conhecemos o plano de trabalho para nossa região, com uma apresentação feita pelo Eros Vizel (diretor de Turismo de Campinas) e pela Andressa (interlocutora da RT Bem Viver). Teve também a apresentação da ideia de criarmos um polo cervejeiro. Foi um encontro muito importante para discutirmos ações conjuntas de incentivo ao Turismo na nossa região. Temos aqui um grande potencial na área, e juntos estamos trabalhando para que essas atividades gerem mais empregos e renda para as nossas populações”, lembrou o prefeito Leitinho.

Segundo Cadu Pinotti Jr, o Plano do Circuito Bem Viver “é baseado no Turismo de Negócios, Lazer e Tecnologia, combinando todos os equipamentos turísticos das cidades”. “O Plano tem algumas metas e objetivos que visam difundir e fortalecer a Economia regional junto aos parceiros privados de cada cidade, para demonstrar o potencial que a região tem nesse segmento”, explicou.

O secretário estadual e sua equipe fizeram uma apresentação do Plano Estadual de Turismo, com os projetos e programas para todas as Regiões Turísticas e como elas devem se adequar à legislação vigente para serem contempladas nos eixos dos programas, como as rotas gastronômicas.

TURISMO EM NOVA ODESSA

Dentre os pontos de interesse turístico na cidade, está o Instituto Plantarum, considerado o maior Jardim Botânico privado da América Latina em número de espécies. Há também o Kartódromo Internacional de Nova Odessa, oferecendo aos fãs do kartismo uma completa e excelente infraestrutura.

Outros locais incluem a histórica região da Fazenda Velha, onde está a 1ª Igreja Batista erguida por imigrantes da Letônia; o Bosque Manoel Jorge, no Jardim Santa Rosa; a Estação Ferroviária e o Centro Cultural Herman Jankovitz, um prédio histórico do Centro da cidade que acaba de passar por um extenso processo de restauração.

A também histórica Fazenda do Estado, sede do IZ (Instituto de Zootecnia), já está tendo seu potencial turístico estudado atualmente por sua diretoria, com apoio da Prefeitura. Já vem sendo discutida também a criação de uma “Rota Gastronômica” para a Região Turística Bem Viver.

Deixe um comentário