Política
Leitinho entre prefeitos Chico Sardelli, Dario Saad e Rafael Piovesan em encontro regional

Leitinho defende extensão do trajeto do Trem Intercidades de Passageiros

Chefe do Executivo destaca transporte ferroviário como vetor de desenvolvimento para Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia

Da Redação | Tribuna Liberal

Prefeitos das cidades a noroeste da RMC (Região Metropolitana de Campinas), entre eles Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), de Nova Odessa, e Chico Sardelli, de Americana, defenderam nesta segunda-feira (21) a extensão do trajeto previsto para o TIC (Trem Intercidades Paulista), que a princípio vai ligar São Paulo a Campinas. Assim, o transporte ferroviário de passageiros poderia ser um vetor de desenvolvimento para mais cidades, como Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa, Americana e Limeira. O tema foi debatido na presença do secretário de Estado das Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

O tema foi debatido durante a reunião mensal dos prefeitos e representantes das 20 cidades da metrópole e do Governo do Estado, que compõem o Conselho de Desenvolvimento da RMC. O encontro ocorreu no hotel The Royal Palm Plaza em Campinas e teve ainda, na pauta, o “Infratech Mobilidade”, do Instituto Cidades Inteligentes, sobre Gestão Pública Inteligente nesta área.

O secretário Benini apresentou detalhes do planejamento e aspectos técnicos para a implantação do TIC e os benefícios para as cidades, para as pessoas e a economia. Segundo Benini, o leilão para definir quem executará as obras do TIC está previsto para 28 de novembro deste ano. O investimento será de cerca de R$ 12,8 bilhões no trecho São Paulo-Campinas.

A 3ª edição do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal também investirá no TIC, segundo ele. “Conseguimos qualificar o projeto para o PAC e já temos consórcios interessados. A tarifa máxima da passagem está prevista para R$ 64,00”, disse o secretário.

“Não podemos abrir mão do Trem Intercidades até Nova Odessa e além. Assim como as cidades a sudeste da RMC e a própria Campinas serão muito beneficiadas com a retomada do transporte de passageiros por trem até a capital, o restante da nossa região, que já conta com os trilhos da Rumo (para transporte apenas de cargas), também precisa ser contemplado. Temos certeza de que o secretário e o governador Tarcísio de Freitas vão olhar esse pedido com carinho”, afirmou o prefeito Leitinho logo após a reunião dos prefeitos e representantes do Governo.

“O Trem Intercidades é fundamental para a Região Metropolitana de Campinas. Quero reforçar a importância deste modal ferroviário para passageiros porque será uma opção de transporte até São Paulo, além do sistema rodoviário da Anhanguera e Bandeirantes, e vai trazer mais investimento e desenvolvimento para a região”, considerou o prefeito campineiro Dário Saadi (Republicanos). 

A princípio, o TIC percorrerá os 101 km de São Paulo a Campinas em 1 hora e 4 minutos, atendendo Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, com saídas em intervalos de 15 minutos nos horários de pico. A rota que inclui Campinas passará pela área de 200 mil metros quadrados do Pátio Ferroviário, abrangendo o Centro e a Vila Industrial.


Deixe um comentário