Política
Prefeito Leitinho usou as redes sociais para comentar decisão da Justiça sobre Comissão Processante

Leitinho comemora decisão da Justiça e diz sofrer ataques de ‘quem quer retroceder Nova Odessa’

Declaração foi dada depois da paralisação da Comissão Processante que pode cassar o mandato do prefeito no Legislativo

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Após a Justiça suspender o processo de cassação do prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), na Câmara Municipal, por suposta violação processual, o chefe do Executivo comemorou a decisão e publicou em suas redes sociais que “sofre ataques de quem quer retroceder a cidade”.

“Mais uma vez, sofro ataques de adversários que, em vez de pensar no futuro de Nova Odessa, fazem de tudo para retroceder a cidade. No entanto, confio na justiça e continuaremos nosso trabalho para melhorar a vida das pessoas e a nossa cidade. Que Deus abençoe a todos”, escreveu o prefeito Leitinho em suas redes sociais. Ainda nas redes sociais, Leitinho classificou como “tapetão” a tentativa de adversários políticos “tirarem seu mandato”.

Nesta terça-feira (24), o juiz da 2ª Vara Judicial de Nova Odessa, Luis Carlos Martins, suspendeu a CP (Comissão Processante) que pode cassar o prefeito. A CP investiga repasses de R$ 550 mil à Aequotam (Associação de Assistência e Equoterapia de Americana). A decisão atendeu um pedido de liminar em favor de Leitinho. Paralelamente, a votação que abriu a CP contra Leitinho no Legislativo é alvo de uma denúncia de suposto crime de responsabilidade contra quatro vereadores da oposição. A Justiça determinou a notificação do presidente da CP que investiga Leitinho, Elvis Pelé, para prestar informações ao processo no prazo de 10 dias.

Entre os argumentos apresentados à Justiça, Leitinho, que impetrou mandado de segurança contra o vereador Elvis Pelé, presidente da CP, alegou que houve violações ao não ser notificado pessoalmente quanto à investigação; citou a falta de disponibilização de cópias integrais do ato administrativo; falou em “usurpação da competência” da Comissão Processante ao proferir decisões monocráticas (individuais) em deliberações que deveriam ocorrer junto ao colegiado da Casa; e citou a designação de assessoria jurídica por profissional possivelmente não habilitado e suposta troca de servidora efetiva por assessora comissionada.

Nova Comissão Processante

Os vereadores Wagner Morais (presidente), Cabo Natal, Elvis Pelé e Levi da Farmácia são alvo de uma denúncia protocolada na Casa de Leis na segunda-feira (23), acusando os parlamentares de possível “crime de responsabilidade”. O motivo é a forma como se deu a votação do recebimento da CP para investigar o prefeito. A Câmara abriu a CP devido à uma denúncia de que o prefeito teria feito repasses que totalizam cerca de R$ 550 mil de forma supostamente irregular à Aequotam.

Segundo a denúncia do presidente do PT de Nova Odessa, Thiago Beroco, os quatro parlamentares da oposição ao governo “articularam de forma organizada” para receber a denúncia contra o prefeito, “sem parecer prévio de legalidade” e falou em “vereadores impedidos de votar sem fundamento legal”. 

Deixe um comentário