Política
Leitinho assina termo com a UTE: “Só podemos agradecer a mais essa empresa parceira”

Leitinho assina termo para instalação de sistema fotovoltaico nas UBSs 5 e 7

Painéis solares para geração de energia renovável serão implantados pela CPFL sem custos para a administração e devem ser entregues dentro de três meses

O prefeito de Nova Odessa Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), e executivos da empresa UTE (Usina Termelétrica) Paulínia Verde, assinaram nesta quinta-feira (25) o termo de cooperação para doação e instalação de dois sistemas de geração de energia fotovoltaica (ou “energia solar”) nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) 5 e 7, localizadas nos jardins Alvorada e Nossa Senhora de Fátima, respectivamente. Os painéis solares não terão custos para o município e devem ser instalados dentro de três meses.

Trata-se, segundo o prefeito, de mais um passo importante na direção da adoção de energias sustentáveis na Rede Municipal de Saúde, que começou recentemente com a instalação de um sistema fotovoltaico completo no HMNO (Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia), bem como no restante dos prédios utilizados pelo serviço público municipal.

Participaram da assinatura, pela prefeitura, os secretários municipais de Governo, Robson Paulo, e de Saúde, Silvio Corsini, além do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Social, Eduardo Mota. Pela UTE Paulínia, estavam presentes o diretor Christian Schock e o responsável pelas Relações Institucionais, Ricardo Lessa.

“Só podemos agradecer a mais essa empresa parceira da nossa gestão nesse processo de implantação de energias renováveis na nossa cidade. Esse é o caminho do futuro, aproveitar cada oportunidade para gerar energias sustentáveis e assim diminuirmos nosso impacto no meio ambiente. Muito obrigado à UTE Paulínia Verde”, agradeceu Leitinho.

“Nossa empresa tem a filosofia de promover ações como estas nas cidades onde estamos, impactando positivamente as regiões atendidas. Afinal, somos um grupo voltado às energias renováveis, como a energia solar e também a energia termelétrica gerada a partir do biogás – no caso da UTE Paulínia Verde, a partir do metano gerado por um aterro sanitário controlado (da antiga Estre Ambiental)”, explicou Christian Schock.

Produzindo energia renovável desde junho, a UTE Paulínia Verde é uma joint venture entre a Mercurio Partners, o Grupo Gera e a Orizon Valorização de Resíduos. O projeto, inicialmente desenvolvido pela Mercurio Partners, foi um dos vencedores do leilão realizado pela Aneel em 2021.

Com investimento total no valor de R$ 180 milhões e com 25,3 MW de potência instalada, a UTE gera atualmente 16 MW de energia para o Sistema Elétrico Brasileiro a partir de biogás e biometano. É uma das primeiras a promover a coleta, limpeza e purificação do biogás na própria unidade, elevando de 50% para até 90% a concentração de metano antes da queima para a geração de energia elétrica.

HOSPITAL MUNICIPAL

Também com custo zero aos cofres municipais, já estão instalados e funcionando os 295 novos painéis solares no Hospital e Maternidade Municipal. São módulos de 340W do novo sistema fotovoltaico para geração de energia solar no prédio, parte do Programa “CPFL Energia nos Hospitais”. A instalação foi feita graças a uma parceria da Prefeitura com a concessionária. O novo sistema pode gerar até 13 mil kW/h ao mês.

Deixe um comentário