Política
Leitinho se reuniu recentemente com superintendente da Caixa para tratar de casas populares

Leitinho aciona Câmara para votar PLs que asseguram moradias populares

Prefeito enviou projetos de lei convocando sessão extraordinária para garantir imóveis do ‘Minha Casa, Minha Vida’ no município; Legislativo de Nova Odessa já está em recesso

Da Redação | Tribuna Liberal

A Prefeitura de Nova Odessa acionou a Câmara de Vereadores para votar, com urgência, projetos de lei que viabilizam a implantação do Programa “Minha Casa, Minha Vida” em Nova Odessa. Os respectivos projetos de lei do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), foram enviados nesta segunda-feira (18) para o Legislativo, com convocação de uma sessão extraordinária, uma vez que o Legislativo já está em recesso de fim de ano.

Os projetos garantem as isenções tributárias necessárias, autorizam a Prefeitura a fazer a doação das áreas públicas para a eventuais construções de unidades habitacionais e preveem autorização para o eventual aporte de contrapartida por parte do município.

“Mesmo reconhecendo que nossos vereadores já estão em recesso, sabemos que esses projetos são fundamentais para a implantação do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Nova Odessa”, explicou o diretor municipal de Habitação, Diego Feitoza. A recomendação da Caixa foi pela aprovação ainda em 2023 para evitar as possíveis vedações do ano eleitoral (2024).

A necessidade de aprovação desta lei ainda neste ano foi uma recomendação do Ministério das Cidades, através da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal em Campinas, onde Feitoza e o secretário municipal de Administração, Vilson Amaral, estiveram reunidos com a equipe da Habitação na última quinta-feira (14). A reunião na Caixa foi solicitada pelo prefeito Leitinho e marcada pela Superintendência logo após reunião do prefeito com o superintendente do banco, José Luiz Pavanelli.

No último dia 25, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, confirmou que Nova Odessa vai ser inserida e contemplada com unidades habitacionais populares já nas próximas etapas do programa federal. A gestão municipal tem a expectativa de ser contemplada com 120 unidades ou mais para a “faixa 1” (famílias com renda mensal de até dois salários mínimos) em 2024.

CDHU

Aproveitando a convocação para a realização de uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores, o prefeito enviou também para a pauta um projeto de lei específico para dar andamento a outro convênio habitacional, desta vez com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), do Governo do Estado de São Paulo. A ideia, neste caso, é agilizar o andamento do respectivo convênio já no início de 2024. A doação da área para a estatal já foi aprovada pela Câmara Municipal. 

Deixe um comentário