Política
Prefeito Zezé Gomes recebeu nova premiação ambiental em evento na capital paulista

Hortolândia recebe ‘Selo Cidade Amiga das Árvores’ no 1º Fórum Paulista de Arborização Urbana

Convite para participação do prefeito Zezé no Fórum foi fruto do reconhecimento internacional concedido a Hortolândia na última semana; município vai sediar a próxima edição do evento

Da Redação | Tribuna Liberal

A Prefeitura de Hortolândia recebeu nesta quinta-feira (26) o “Selo Cidade Amiga das Árvores”. A honraria foi concedida ao município pela SBAU (Sociedade Brasileira de Arborização Urbana) durante o 1º Fórum Paulista de Arborização Urbana, que acontece no Instituto Biológico de São Paulo, na capital paulista. Além do prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes (Republicanos), participaram do Fórum a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento, e a secretária-adjunta da pasta, Sunne Teixeira dos Santos.

Com o tema “Florestas Urbanas para um Futuro Sustentável”, o 1º Fórum Paulista de Arborização Urbana é uma promoção do Instituto Biológico e da SBAU. O evento reúne, até esta sexta-feira (27), profissionais, acadêmicos, empresas interessadas em atuar no setor, profissionais relacionados à inovação tecnológica, gestores públicos, professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação. O convite para a participação do prefeito Zezé Gomes no Fórum foi fruto do reconhecimento internacional concedido na última sexta-feira (20) a Hortolândia por ser uma das 168 “Cidades Árvores do Mundo”, honraria entregue pela Foundation Arbor Day, entidade ligada a ONU/FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).

O prefeito de Hortolândia destacou o reconhecimento recebido pelo município no âmbito ambiental. “Fico extremamente feliz de ver o nosso trabalho, desenvolvido junto a Prefeitura de Hortolândia, sendo reconhecido pelos mais diversos órgãos ambientais pelo mundo. Essa conquista é fruto das ações de sustentabilidade, plantio e manejo correto das árvores. Por conta disso, tivemos a oportunidade de estar presente no Fórum Mundial sobre Florestas Urbanas, realizado na cidade de Washington D.C, nos Estados Unidos, e, agora, fomos convidados pelo presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Sérgio Chaves, a participar desse primeiro Fórum Paulista de Arborização Urbana. Essa foi uma grande oportunidade de apresentar junto aos demais participantes a nossa experiência bem sucedida e de aprofundar a troca de informações para que possamos nos capacitar ainda mais e avançar nesse importante trabalho em benefício do meio ambiente e da sustentabilidade”, declarou Zezé Gomes, que aceitou o convite para Hortolândia sediar o 2º Fórum Paulista de Arborização Urbana, em 2024.

RECONHECIMENTO

Na avaliação adotada pela Arbor Day, até chegar ao reconhecimento de “Cidade Árvore do Mundo”, os municípios precisam demonstrar seu compromisso em atender requisitos como estabelecimento da responsabilidade pelo cuidado das árvores, definir regras e alocar recursos para o manejo florestal, além de manter um inventário atualizado e realizar uma celebração anual das árvores para educar os moradores.

Hortolândia atende os requisitos exigidos pelos órgãos ambientais. O município dispõe de um viveiro de mudas, onde se produz árvores e adubos, que são disponibilizados para a população. Dispõe de serviços de poda e corte de árvores, tem uma equipe de Educação Ambiental, que fornece informações aos moradores sobre cuidados com meio ambiente, realiza plantio de árvores várias vezes ao ano e, também, comemora o Dia da Árvore todos os anos, ocasião em que também realiza plantio de espécies variadas. Hortolândia tem a meta de plantar 100 mil árvores até o próximo ano.

Deixe um comentário