Política
Durante encontro, prefeito Zezé Gomes discursou e ajudou a tirar dúvidas da população

Hortolândia formaliza início da regularização fundiária no Loteamento Recanto do Sol

Processo atinge 615 moradias do bairro e beneficia famílias; Zezé quer intensificar política de regularização fundiária em todas regiões da cidade

Da Redação| Tribuna Liberal

A Prefeitura de Hortolândia se reuniu nesta semana com moradores do Loteamento Recanto do Sol para formalizar o início do processo de regularização fundiária de 615 moradias no bairro. A reunião foi organizada pela Secretaria de Habitação, na EMEF (Escola Municipal do Ensino Fundamental) José Roque de Moura, no Jd. Boa Esperança. A política de legitimação fundiária de loteamentos irregulares da cidade é uma iniciativa da Prefeitura, por meio do programa municipal “Agora a Casa é Sua”, em parceria com o programa habitacional do Governo do Estado de São Paulo, o “Cidade Legal”. A ação está alinhada com o Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento).

O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes (Republicanos), participou da reunião com os moradores. O chefe do Executivo Municipal manifestou o compromisso de intensificar a política de regularização fundiária em todas as regiões da cidade. “Iniciamos mais uma fase do programa de regularização fundiária em Hortolândia atendendo 500 famílias do Jardim Primavera. Nessa quarta-feira (17) foi a vez de iniciar a regularização no bairro Recanto do Sol, onde serão beneficiadas mais 615 famílias hortolandenses.  É o sonho da casa própria se tornando realidade para mais de 1100 famílias, impactando a vida de cerca de 5 mil pessoas nesses bairros. Vamos acelerar esse processo e, ainda neste ano, outras áreas serão atendidas pelo projeto de regularização e entrega das escrituras. O ‘Agora, a casa é sua’ está levando mais dignidade para nosso povo”, declarou Zezé Gomes. 

Uma das primeiras etapas do processo de regularização, o cadastramento técnico social consiste na coleta de documentos pessoais dos moradores e do lote objeto de regularização. Nessa etapa, os moradores serão visitados por técnicos sociais do programa estadual “Cidade Limpa”. A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Habitação, reforça a importância de moradores que possuem lotes regulares com matrícula individualizada a também participarem do cadastramento social, como forma de otimizar a identificação dos beneficiários e colaborar para a regularização dos lotes pendentes.

A partir do cadastramento social para listagem dos imóveis irregulares, equipes multidisciplinares do programa municipal “Agora a Casa é Sua” promovem uma série de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais para viabilizar a regularização fundiária. Segundo a Secretaria de Habitação, o objetivo, em 2024, é viabilizar o início do processo de regularização fundiária de 4.578 moradias espalhadas pela cidade. Até o final do ano, a expectativa da Administração Pública Municipal é contabilizar a entrega de 2.700 títulos de regularização, desde 2021.

O secretário de Habitação de Hortolândia, Rogério Mion, exaltou os esforços. “Mais do que levar segurança jurídica para essas famílias, o processo de regularização fundiária busca reforçar a identificação desses moradores com o local de origem. Nesse sentido, a Prefeitura de Hortolândia vem fazendo história, mais uma vez, em nossa cidade. E é esse o nosso propósito diário: trabalhar incansavelmente até levar o sentimento de casa própria para o máximo de famílias. Anunciamos que o ‘Agora, a Casa é Sua’ chegou ao Recanto do Sol”, afirma Mion.

Deixe um comentário