Política
Prefeito Zezé Gomes entrega títulos de regularização fundiária a famílias no Parque Peron

Hortolândia finaliza segunda etapa de regularização de imóveis no Pq. Peron

Ação formalizou a legalização fundiária a 82 famílias; desde o ano passado, município já entregou mais de 260 títulos a moradores

Da Redação | Tribuna Liberal

A Prefeitura de Hortolândia finalizou na noite desta segunda-feira (21) a segunda etapa da entrega dos títulos de regularização fundiária aos moradores do Parque Peron. A ação, promovida pelo programa municipal de habitação “Agora a Casa é Sua”, de iniciativa da Secretaria de Habitação, formalizou a legalização fundiária a 82 famílias do bairro. A cerimônia de entrega dos títulos fundiários, realizada no salão da igreja católica Comunidade Santa Edwirges, no Jardim Nova América, reuniu cerca de 250 pessoas, entre beneficiários, familiares e agentes públicos. Responsável por entregar os títulos de regularização aos moradores durante a cerimônia, o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, relembrou o período das primeiras reivindicações pelo direito à moradia no bairro, processo do qual participou ativamente há 30 anos.

 “Hoje é uma noite tão especial aqui no Nova América, entregando o título de posse ao pessoal do Pq. Peron. Eu me recordo das primeiras reuniões que fizemos junto com nosso saudoso Ângelo Perugini. Eu me recordo do Peron. Fazíamos aquelas reuniões para garantir moradia e justiça social às pessoas. Foram muitas lutas travadas naquela época para que chegássemos a esse momento. Por isso, sinto um orgulho muito grande, porque sei que a moradia constrói a dignidade das pessoas. Direito à moradia que é responsabilidade da Prefeitura, do governo estadual e federal. Nosso governo pensa nas pessoas e, por isso, queremos levar a legalização fundiária para toda a cidade, para que as pessoas possam reformar, ampliar a casa, deixar de herança para os filhos. Fico com a alma lavada por saber que contribuí para realizar o sonho dessas pessoas. Isso não tem preço, é o maior projeto que um gestor público pode fazer”, revela Zezé Gomes.

Maria Pereira da Silva, moradora do bairro há 25 anos, comentou a ação. “A emoção é grande. Eu estava esperando por esse momento. Agora fica melhor, por ter a casinha da gente, viver sossegado. Eu fiquei muito emocionada, alegre”, comenta Maria Pereira, com o documento da casa própria em mãos. Primeira a receber a entrega simbólica do título de regularização fundiária pelas mãos do prefeito Zezé Gomes durante a cerimônia, a moradora Maria Luiza Crispim Cardoso não escondeu a satisfação. “É uma alegria muito grande, uma conquista muito esperada. Eu participei da fundação do Parque Peron, quando chegaram as primeiras moradias. Agora, com a escritura, muda muito, ficamos sossegados, podemos fazer uma reforma, mexer na casa. Ficamos mais seguros”, finaliza Maria Luiza.

O secretário de Habitação, Rogério Mion, destaca os esforços da Prefeitura em promover o programa “Agora a Casa é Sua” em todas as regiões da cidade. “Esse é um passo importante na história do Parque Peron, ao formalizar a entrega do documento da casa própria a esses moradores. No ano passado, fizemos a primeira etapa e, agora, com muita alegria, finalizamos a segunda. Eu estou muito feliz em conduzir esse projeto. Esperamos que, a partir de agora, vocês tenham a segurança de reformar, deixar a casa para os filhos ou, até mesmo, se quiserem, vender a casa. É exatamente esse o legado que nosso prefeito Zezé Gomes tem deixado para nossa cidade. Nos últimos dois anos, legalizamos mais de 70% dos imóveis que estavam em situação irregular, números que não seriam possíveis sem o empenho do nosso prefeito Zezé, um verdadeiro ‘pai da regularização’ na nossa cidade. Quero também destacar o empenho de toda a equipe da Secretaria de Habitação, que trabalha nos bastidores para que tudo isso daqui seja possível. É com muita alegria que anunciamos, mais uma vez, que o ‘Agora a Casa é Sua’ chega ao Parque Peron”, conclui Mion.

O secretário de Governo, Carlos Augusto Cesár, o Cafú, acredita que o fomento do direito à moradia traduz o compromisso da Prefeitura em “cuidar das pessoas”. “Nesta data em que comemoramos o Dia Nacional da Habitação, gostaria de parabenizar a Secretaria de Habitação pelo excelente trabalho que tem executado em nossa cidade. Eu tenho certeza que, hoje, o prefeito Zezé Gomes está realizando um sonho, que há tanto tempo idealizou, por ter participado do processo de luta para a formação do Parque Peron. Quando traçamos um trajeto da Ponte Estaiada para cá, até chegar ao Parque Perón, ao Nova América, percebemos o quanto a nossa cidade tem se desenvolvido. A Ponte que anuncia a Esperança também revela nossas conquistas. Uma delas presenciamos hoje, ao ver esses moradores felizes por conquistarem o direito da casa própria, um bem pelo qual batalharam, lutaram e com o qual tanto sonharam”, afirma Cafú.

Iniciado no ano passado, com a entrega de 180 títulos, a regularização fundiária no Parque Perón se soma a outros bairros da cidade beneficiados pelo programa habitacional. Desde 2021, a Prefeitura de Hortolândia regularizou cerca de 700 imóveis pendentes de documentação. Ao todo, já foram atendidos pela Administração Pública Municipal os bairros Jd. Santa Fé, Boa Vista, São Sebastião, Jd. Novo Ângulo, Jd. Girassol, Orestes Ôngaro, Jd. Paulistinha, Loteamento Adventista, Jd. Sumarezinho, além do Parque Perón.

CADASTRO SOCIAL

No início deste mês, a Secretaria de Habitação deu início ao cadastramento social e coleta de documentos de cerca de 100 moradores do bairro Vila Real Continuação, como forma de viabilizar a regularização fundiária no bairro.

Deixe um comentário