Política
Zezé Gomes, Eduardo Ricatto, Antônio Meira e Thiago Mascarenhas são pré-candidatos em Hortolândia

Hortolândia deve ter eleição majoritária polarizada da direita contra a esquerda

‘Guerra de narrativas’ tem refletido realidade nacional observada nas últimas eleições; ala da direita se articula para canalizar forças do voto do governador Tarcísio de Freitas e do ex-presidente Jair Bolsonaro em um único candidato

Paulo Medina | Tribuna Liberal

O cenário político em Hortolândia vai se desenhando e mostra uma tendência de polarização entre direita e esquerda e as “guerras de narrativas” para as próximas eleições majoritárias de 2024. O atual prefeito Zezé Gomes (PL) é candidato à reeleição e na avaliação de analistas políticos representa o centro-esquerda e pode mudar de partido.

Na visão de analistas, o ex-prefeito Antonio Meira, que já governou a cidade pelo PT, demonstra querer dialogar com o público da esquerda e de centro no espectro político. Pode ser candidato pelo PSB. Há, inclusive, conversas em andamento com lideranças regionais do PSB, como o vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida, o Wandão.

A ala da direita se articula para canalizar as forças do voto Tarcísio de Freitas e Jair Bolsonaro em um único candidato na tentativa de fazer frente à chamada “máquina”. Nessa seara, há partidos como Progressista, PRTB e Republicanos. Eduardo Ricatto (PP) é pré-candidato a prefeito. 

O Republicanos também é um dos representantes da direita, é presidido por Thiago Mascarenhas, que também afirma ser pré-candidato na disputa pela Prefeitura. A polarização entre esquerda e direita em Hortolândia reflete uma realidade nacional observada nas últimas eleições, demonstrando que a população está dividida em relação a visões de mundo e modelos de gestão. 

Os eleitores deverão escolher entre uma proposta progressista e um viés mais conservador, com as eleições se tornando um campo de batalha ideológica no município, ou entre uma proposta pautada pela manutenção e conquista de mais direitos e igualdade social.

Neste cenário, na avaliação de especialistas, é esperado que os debates e as campanhas eleitorais sejam marcados por discursos mais inflamados e embates acalorados entre os futuros candidatos e seus respectivos apoiadores. Temas como educação, saúde, desenvolvimento econômico, infraestrutura, segurança e meio ambiente devem ser colocados no centro das discussões, revelando divergências entre os futuros candidatos.

A avaliação de analistas é que à medida que a pré-campanha se desenvolve, os eleitores vão se informando pouco a pouco sobre os ideais dos pré-candidatos, a fim de esclarecer a decisão do voto.

VOTAÇÃO

No segundo turno das eleições presidenciais do ano passado, Jair Bolsonaro (PL) foi o candidato mais votado em Hortolândia, com 69.513 votos, o correspondente a 54,65% dos votos válidos. Lula (PT) foi alvo de 45,35% do eleitorado, recebendo 57.692 votos. No primeiro turno, Jair Bolsonaro teve 60.988 votos (48,32% do total). Lula contabilizou 54.556 votos, ou 43,23% dos votos.

Deixe um comentário