Política
Defesa de Welington afirma que procedimento investigatório está maculado por falhas incontornáveis

Gaeco denuncia ex-secretário de Sumaré por corrupção passiva

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) denunciou à Justiça o secretário afastado de Governo e Participação Cidadão da Prefeitura de Sumaré, Welington Domingos Pereira, o Welington da Farmácia, por corrupção passiva. Ele é acusado de pedir propina a empresários da construção civil para aprovação de novos empreendimentos.

O caso foi apresentado ao Judiciário no dia 11 de outubro. Segundo os promotores de Justiça Felipe Bertolli, Rodrigo Lopes e Marcos Rioli, investigações revelaram que Pereira exigiu pagamento de propina para atuar na liberação de empreendimentos em Sumaré. Em um dos casos, ele teria pedido 2% do valor geral de venda de apartamentos. No outro, o pedido foi de uma unidade de imóvel residencial. Encontros entre um representante do secretário e um dos empresários chegaram a ser registrados em fotos durante as diligências.

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão na residência do ex-secretário, em 10 de junho, ele foi flagrado retirando dinheiro que estava escondido em um armário. Imagens de câmera de segurança mostram que, na sequência, ele ocultou os valores dentro da mochila escolar de sua filha. Outros três mandados foram cumpridos: dois foram na Secretaria Municipal de Obras e na Secretaria de Governo de Sumaré, onde nada foi encontrado, e um na farmácia de Welington Domingos Pereira, no Jardim Nova Veneza. Foram aprendidos R$ 95 mil na residência de Welington e R$ 62 mil na farmácia.

DEFESA

O advogado Ralph Tórtima Filho, que representa Welington da Farmácia, afirmou que vai se manifestar nos autos. “A defesa deixará para se manifestar nos autos, estando convicta de que o procedimento investigatório está maculado por falhas incontornáveis, que serão devidamente evidenciadas ao Juízo competente, no momento oportuno”, informou, em nota. Disse, também, que o dinheiro apreendido é proveniente de locações de imóveis que ele possui e da movimentação da sua farmácia. “São recursos de origem absolutamente lícita”, afirmou.

PREFEITURA

Em nota, a Prefeitura de Sumaré informou que colabora com as investigações. “A Prefeitura de Sumaré esclarece que o servidor foi afastado das funções que ocupava no Executivo. A Administração Municipal tem colaborado com as investigações e se mantém à disposição para fornecer qualquer informação ao Ministério Público que possa colaborar para a elucidação do caso. Um procedimento interno para acompanhar e apurar as denúncias também foi aberto, em junho deste ano, e está em andamento. A Administração Municipal ressalta ainda que orientou os servidores municipais a colaborarem irrestritamente com o MP”, trouxe a nota.

Deixe um comentário