Política
Aparelho adquirido por emenda da vereadora Marcia vai auxiliar na fiscalização de níveis sonoros

GCM de Nova Odessa terá aparelho para medir som alto

Da Redação | Tribuna Liberal 

Com recursos de uma emenda impositiva de autoria da vereadora Marcia Rebeschini, a Prefeitura de Nova Odessa adquiriu um sonômetro, aparelho portátil utilizado para medir os níveis sonoros, que vai auxiliar no trabalho de fiscalização feito pela GCM (Guarda Civil Municipal). Com os laudos emitidos pelo aparelho, a corporação passa a contar com medições objetivas do volume de som emitido por eventos, estabelecimentos e veículos.

A ferramenta complementará as ações diárias da Guarda Municipal e custou R$ 17,5 mil, incluindo o treinamento para a correta utilização. O sonômetro foi apresentado na manhã desta quarta-feira (23) ao prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD). O sonômetro será usado em duas funcionalidades: ocorrências que envolvem perturbação do sossego público e operações de trânsito.

“Nosso intuito não é multar ninguém, e sim orientar. Temos um aparelho que a partir de agora vai medir os decibéis, seja de som dos estabelecimentos, seja das motocicletas, para não atrapalhar o sossego dos vizinhos, principalmente das pessoas idosas, crianças, autistas, que sofrem muito com a poluição sonora fora do permitido por lei. A nossa gestão, minha e do meu vice Mineirinho, tem trabalhado para o sossego público da população”, ressaltou Leitinho.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, o índice de reclamações quanto ao sossego público é grande no município. “Temos uma demanda alta nos finais de semana, cerca de 85% dos atendimentos registrados pelo telefone 153 da Guarda são reclamações de perturbação do sossego público. O sonômetro sem dúvida é um grande ganho para a cidade”, destacou o secretário da pasta, coronel Carlos Fanti.

O aparelho já está disponível nas viaturas dos inspetores da GCM de cada turno e pode ser utilizado a qualquer momento, quando houver ocorrência de natureza de perturbação do sossego público e que haja necessidade de fazer uma aferição precisa do nível de ruído.

“Agradeço ao prefeito Leitinho pela oportunidade que nos deu, de destinar a emenda impositiva a alguns setores da Prefeitura. Enquanto vereadora, tenho recebido diversas reclamações, tanto em bares quanto de motos, com ruídos altos, e sempre cobrando da Guarda Municipal. Vimos a necessidade deste aparelho, para que a população e os comerciantes não sejam prejudicados por causa da altura do som. É muito gratificante para nós recebermos este aparelho”, disse a vereadora Marcia.

 

Deixe um comentário