Política
Décio Marmirolli é pré-candidato a prefeito de Sumaré pelo PSD

Entrevista: Décio Marmirolli destaca os desafios e prioridades da ‘Sumaré do futuro’

Ex-vereador por seis mandatos e ex-candidato a prefeito com 25,3 mil votos, empresário diz o que pensa sobre projetos para o município, da saúde à cultura

Da Redação | Tribuna Liberal

Em meio aos desafios e oportunidades que moldam o futuro de Sumaré, o pré-candidato a prefeito de Sumaré, Décio Marmirolli (PSD), destaca as prioridades de Sumaré a partir de 2025, quando uma nova gestão assume a Prefeitura.

Décio é empresário do ramo farmacêutico há mais de 40 anos, exerceu seis mandatos consecutivos como vereador de Sumaré, concorreu duas vezes ao cargo de deputado estadual e, em 2020, foi candidato a prefeito, ficando na segunda colocação, com 25.377 votos, 22,79% do total.

Tribuna Liberal: Quais são as principais prioridades da cidade de Sumaré hoje?

Décio Marmirolli: Temos alguns pontos críticos tais como a saúde, a construção do nosso Hospital Municipal, a segurança, o transporte público municipal e intermunicipal, desenvolvimento econômico e social, fundamental para a geração de emprego e renda, com a criação de distritos industriais, a falta de área de lazer e atividades culturais.

Como você avalia questões específicas, como educação, saúde, segurança e infraestrutura em Sumaré?

Melhoria da educação desde a alfabetização, ensino fundamental, ensino médio e gestão junto ao Governo Estadual e Federal para implantação de ensino técnico profissionalizante; valorização dos professores com capacitação, formação e salário justo previsto no Plano de Carreira e Salário da Educação.

Na questão da saúde: construção do Hospital Municipal, a reorganização dos postos de saúde para um atendimento digno e igualitário à população, com abastecimento periódico das farmácias para que não falte remédio; ampliação do Ambulatório de Especialidades com mais médicos especialistas, prioridade nos exames de imagem, estabelecer tempo menor para agendamento de consulta. Estabelecer um projeto específico na questão do bem-estar animal que hoje temos muitos animais de rua, abandonados, sem uma política eficaz de adoção responsável que pode ajudar esta triste questão do animal com maus-tratos.

A questão da segurança: implantação de videomonitoramento em toda cidade, aumento do efetivo da Guarda Municipal, com estrutura necessária para que possam desenvolver seu trabalho.

Infraestrutura é uma questão principalmente de investimento em galerias e desassoreamento de rios e córregos, sendo que diversos bairros não possuem um programa de macrodrenagem para nos mostrar os pontos de alagamento, com ênfase em todas as regiões. As Administrações Regionais não são dotadas de equipamentos: máquinas, caminhões, instrumentos manuais, instrumentos e nem de equipes suficientes para atender as demandas de cada região.

Qual é a sua visão de desenvolvimento econômico para Sumaré criar mais oportunidades de emprego?

Estabelecer um projeto de desenvolvimento econômico social, com a criação de distritos industriais sustentáveis, atraindo empresas que são geradoras de emprego e renda; desenvolver o Corredor de Comércio e Indústria da Bandeirantes; e criar hubs de alta tecnologia investindo em inovação e criação.

Como você planeja abordar as questões ambientais em Sumaré, como a gestão de resíduos, conservação de recursos naturais e enfrentamento das mudanças climáticas?

Criação de um plano municipal de enfrentamento das mudanças climáticas, aliadas a um plano municipal de gestão de resíduos, buscando parcerias com empresas nas áreas ambientais sustentáveis.

Como resolver o problema das enchentes em Sumaré?

Construção de galerias, criação de uma frente de prefeitos para discutir o desassoreamento ao longo do Ribeirão Quilombo que, se inicia em Campinas e morre em Piracicaba e, gestão junto ao Governo do Estado, para que o projeto de macrodrenagem do DAEE seja implantado em nossa região.

Como você enxerga a cultura local e o apoio aos artistas?

Muito ruim. Veja-se que a Cultura nem tem sede própria em nossa cidade. A Cultura tem que ter investimento, incentivo. Isso inclui: implantação de centros culturais em todas as regiões, folclore, artesanato, música, danças, dentre outros.

Como você pretende lidar com questões habitacionais de Sumaré, especialmente para famílias de baixa renda?

Gestão junto ao Governo Federal, acessando o Programa Minha Casa, Minha Vida. Gestão junto ao Governo do Estado, através do CDHU, ampliando o Programa Minha Casa Verde- Amarela; ampliando as áreas de ZEIS e atualizando o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social para estudo de demanda; Diagnosticar e catalogar os vazios urbanos com o objetivo de planejar a sua reocupação por empreendimentos habitacionais de acordo com o perfil imobiliário da região.

Deixe um comentário