Política
Dispensas autorizadas por Brischi têm gerado controvérsias entre moradores e vereadores do município

Edivaldo Brischi dispensa licitação para contratar ‘cafezinho e lives’

Prefeito quer contratar empresa especializada em fornecer coffee breaks para eventos realizados por todas as secretarias da Prefeitura, além de serviços de ‘transmissões ao vivo’

Da Redação | Tribuna Liberal

O prefeito de Monte Mor, Edivaldo Antônio Brischi (PSD), acaba de autorizar a dispensa de licitação para a contratação de serviços de coffee breaks e transmissão ao vivo (lives) de eventos esportivos da cidade. Segundo publicação em diário oficial por meio do Aviso do Termo de Ratificação nº 04/2024, Brischi autorizou a dispensa de licitação para a contratação de uma empresa especializada em fornecer coffee breaks para eventos realizados por todas as secretarias da Prefeitura de Monte Mor.

Já no Aviso do Termo de Ratificação nº 09/2024, o prefeito autorizou a dispensa de licitação para a contratação de serviços de transmissão ao vivo via internet de eventos esportivos, visando “potencializar as diversas modalidades esportivas” nas comunidades do município. Para ambas as medidas, o prefeito evocou decretos que na visão do Executivo dão amparo legal para as dispensas de licitação, como o artigo 75, inciso II, da Lei de Licitações nº 14.133/2021 e Decreto Municipal nº 6208/2024.

A reportagem apurou que essas dispensas de licitação têm gerado controvérsias entre moradores e vereadores do município, que questionam a medida. Há críticas quanto à prioridade dada a esses serviços em detrimento de outras necessidades da população. A Prefeitura não comentou o caso. “Pra mim é um absurdo o prefeito contratar empresa para fazer cafés da manhã e fazer lives, sendo que Monte Mor está com bairros sem nenhuma estrutura. Está longe de ser prioridade na minha opinião e sem falar que a população está pagando um IPTU caríssimo este ano”, afirmou um morador que se identificou como Silva.

No início do mês, moradores de Monte Mor se reuniram em frente à Prefeitura e protestaram contra o recente aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que chegou a 200% na cidade. Unidades de saúde com obras paradas, ruas esburacadas e falta de infraestrutura em bairros foram os motivos da manifestação. Munidos de cartazes, manifestando palavras de ordem, moradores chamaram a atenção do prefeito Edivaldo Brischi, de assessores e secretários para a necessidade de reconsiderar a decisão que impacta diretamente seus bolsos e reduzir o valor do IPTU. Moradores afirmaram que “querem um valor justo” para o imposto. O aumento do IPTU gerou uma onda de insatisfação na cidade.

Deixe um comentário