Política
Equipamento é necessário para remoção de terra e lixo do leito do rio

Draga chega a Monte Mor para início do desassoreamento do Rio Capivari

Após nova enchente deixar 15 famílias desalojadas na cidade, equipamento para realizar contenções no rio foi recebido pelo prefeito Edivaldo Brischi

Da Redação | Tribuna Liberal

A Prefeitura de Monte Mor recebeu nesta quarta-feira (11) uma draga, equipamento necessário para efetuar o trabalho de desassoreamento do Rio Capivari, que atravessa o município. O trabalho que será realizado tem como objetivo evitar os transbordamentos, enchentes e inundações que atingem a cidade com as chuvas intensas. A chegada do equipamento foi acompanhada pelo prefeito Edivaldo Brischi (PSD). Nesta semana, 15 famílias ficaram desalojadas em meio aos temporais.

Em parceira com o governo estadual, por meio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), que assegura o desenvolvimento das bacias hidrográficas paulistas, os trabalhos de desassoreamento terão início com o auxílio da draga, que retira terra e lixo do leito do rio e das margens, promovendo o alargamento e aprofundamento da calha.

O prefeito de Monte Mor, que viajou para São Paulo em busca de apoio nas ações de desassoreamento, destacou a necessidade das intervenções. “Se essa intervenção tivesse sido feita há tempos, quando governos municipais anteriores liberaram a construção de residências próximas ao Rio Capivari, não teríamos passado por enchentes, pessoas não teriam sido atingidas”, disse Brischi.

Ainda segundo o prefeito, desde o início do mandato, a administração está solicitando apoio para a realização do desassoreamento em Monte Mor, como forma de prevenir e proteger os moradores. A ação precisa de autorização e licenças, além de demandar custo elevado.

“Eu, pessoalmente, estive em busca de recursos, liberações e apoio junto ao governo estadual e federal, por inúmeras vezes, mas infelizmente os trâmites são morosos. Hoje, vou novamente a São Paulo, para uma nova reunião junto ao governo estadual, que tem nos ajudado muito nos últimos tempos, tanto o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, quanto o secretário Estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, assim como toda sua administração”, disse Brischi.

As chuvas na região, especialmente de Campinas, escorrem para afluentes e córregos que deságuam no Rio Capivari, que atravessa Monte Mor. O volume de chuvas intensas chega rapidamente à cidade, e se junta às águas da chuva que caíram no município, podendo fazer com que o Rio Capivari atinja o transbordo, causando inundações.

LIGAÇÃO

Na noite do último domingo, durante um temporal, Brischi ligou para o secretário de Governo do Estado, Gilberto Kassab, para iniciar tratativas de apoio ao município. Por conta do ocorrido, foi marcada uma reunião a fim de agilizar a liberação da ordem de serviço para a ação de desassoreamento do Rio Capivari.

Deixe um comentário