Política
Proposta do deputado estadual Dirceu Dalben tramita na Assembleia Legislativa – Foto: Divulgação

Deputado Dalben propõe ‘vale ração’ para animais de famílias de baixa renda

Proposta é voltada para moradores inscritos em programas sociais da União, Estado e município mediante comprovação de renda, e visa segurança nutricional dos animais

Da Redação | Tribuna Liberal

O deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania) apresentou projeto de lei na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) com a finalidade de implantar o “Vale Ração Animal”, para auxiliar as pessoas e famílias mais vulneráveis que possuem animais de estimação em casa.

“Sabemos que, muitas vezes, as pessoas deixam de comer para dar o pouco alimento que têm aos pets. Com este projeto de lei, queremos contribuir para a saúde e segurança nutricional dos animais, bem como de seus tutores”, destacou Dalben.

De acordo com o projeto, em fase inicial de tramitação nas comissões permanentes da Alesp, o programa deverá atender pessoas e famílias inscritos em programas sociais do Governo Federal, Estadual ou Municipal, com cadastro prévio, mediante apresentação dos documentos pessoais e comprovantes de residência e de renda, entre outros requisitos.

FARMÁCIA E HOSPITAL PET

A maioria das famílias possui pets em seus lares e, além de carinho, os animais de estimação também precisam de cuidados com a saúde. Dalben também já apresentou um projeto de lei que autoriza o Governo de São Paulo a criar unidades de Farmácia Popular de medicamentos para animais de estimação de pequeno porte.

“A comercialização desses materiais a preços mais acessíveis vai proporcionar melhor qualidade na saúde dos animais de tutores com rendas mais baixas. Quando saudáveis, os pets não transmitem doenças e são verdadeiros companheiros para toda a família”, explicou o deputado.

Outro projeto de autoria do parlamentar (PL nº 125/2021) em tramitação na Assembleia Legislativa propõe a construção de unidades de atendimento veterinário para os animais de estimação de pequeno porte, intitulado HospPet.

“Nosso projeto segue em tramitação na Alesp, porém já temos acompanhado o Governo do Estado atendendo nossa proposta com a construção de unidades de alvenaria em alguns municípios e outras unidades do programa Meu Peu Container, reforçando, assim, que o nosso mandato tem trabalhado em prol de medidas que vão ao encontro com os anseios da população, bem como das famílias que possuem seus animaizinhos de estimação”, finalizou Dalben. 

Deixe um comentário